Pedagogia

História de sucesso: Aluno da Pedagogia UNIFAGOC já é professor da rede municipal e foi aprovado em concurso público

Publicado em 01/04/2025
por Stéfany Peron

 

Rãnielly Silva está no último ano da graduação em Pedagogia no UNIFAGOC e já conseguiu se inserir no mercado de trabalho. Ele também já realizou o sonho de inúmeros profissionais da educação, que é a aprovação em um concurso público

 

Ao escolher o curso de Pedagogia, Ranielly buscava aperfeiçoar o que aprendeu no chamado “curso normal”, para atuar na educação infantil, e ampliar suas possibilidades profissionais.

 

“Eu já havia feito o curso normal em nível médio para atuar como professor na Educação Infantil, o ingresso no curso de pedagogia foi em busca de aperfeiçoamento e ampliar o leque de possibilidades, visto que o curso de Pedagogia do UNIFAGOC habilita para gestão, supervisão e inspeção escolar”, relata.

 

ESCOLHA PELO UNIFAGOC

 

Ele não teve muita dificuldade em escolher o UNIFAGOC. A instituição já era referência na região, e com a recomendação dos amigos, ele teve ainda mais certeza de que era a melhor opção para se aperfeiçoar na sua área.

 

INCENTIVO À PESQUISA E EXTENSÃO

 

No UNIFAGOC, o incentivo à pesquisa acadêmica começa cedo. No curso de Pedagogia, os alunos do 5º e do 6º períodos já começam a trabalhar com resumos expandidos, que podem evoluir para um projeto de Iniciação Científica e a publicação de um artigo.

 

Sempre gostei muito de escrever, mas me via escrevendo artigos. O incentivo à pesquisa é muito bacana, inclusive o artigo sobre a presença masculina na educação infantil, que desenvolvi no 5º período, vai ser publicado como capítulo de um livro”, conta.

 

VIVÊNCIA ACADÊMICA

 

As atividades extracurriculares contribuíram muito para a formação de Rãnielly. Os projetos de extensão e estágio foram grandes oportunidades para que ele desenvolvesse habilidades importantes para a prática profissional. 

 

Tive a oportunidade de participar de algumas atividades extracurriculares como o Projeto de Contação de Histórias e ser membro da Atlética de Pedagogia. Também fui o 1º estagiário de Pedagogia na Superintendência Regional de Ensino, onde pude aprender muitas coisas, como escrituração escolar, processos de autorização de instituições de ensino e cursos e conhecer muitas leis e resoluções que caem muito nos concursos”, comenta.

 

MERCADO DE TRABALHO

 

Entrar no mercado de trabalho enquanto cursa a graduação foi uma grande conquista na vida de Rãnielly. Ele conta como foi a experiência de assumir sua primeira turma de alunos e como isso reforçou a certeza da escolha pelo curso e pela profissão.

 

Foi maravilhoso! Assumir minha primeira turma (maternal 2) e conseguir acompanhar o desenvolvimento das crianças de perto foi e é encantador. E foi onde eu tive a certeza do que eu amo, estar dentro de sala de aula e poder propiciar aos alunos memórias afetivas. Ainda recebo mensagens de pais de alunos da minha primeira turma falando que as crianças estão com saudades”.

 

Ele também comenta como conseguiu se organizar entre a faculdade e trabalho para passar em um concurso público durante a graduação.

 

Acredito que todos que atuam na educação sonham com a estabilidade de um concurso público pode dar. As aulas de Legislação Educacional ministradas pela professora Adriane Martins foram essenciais. A paixão com que ela fala do assunto é motivador. E nos tempinhos que eu tinha entre o trabalho e o estágio eu estudava por mapas mentais e fazia um resumão depois”, revela.

 

DICAS

 

Rãnielly recomenda muito o curso de Pedagogia do UNIFAGOC, e reforça um conselho fundamental para quem quer se profissionalizar na área da educação.

 

“Aproveitem ao máximo toda oportunidade de aprender. Isso também é uma forma de deixar as portas abertas para quando se formar. Só venham, curso atualizado, com várias disciplinas voltadas para a tecnologia e o incentivo à pesquisa, que vai contar muito para tentar um mestrado depois”, aconselha.