Pedagogia
História de Sucesso: egressa da Pedagogia UNIFAGOC hoje atua no atendimento aos estudantes
Publicado em 04/12/2024
por unifagoc
Elizandra Costa se formou em Pedagogia no UNIFAGOC em 2020. Hoje é colaboradora da instituição e atua no Núcleo de Atendimento ao Estudante. Ela sempre se identificou com a Pedagogia, e mesmo precisando seguir outro caminho no início da carreira, nunca desistiu de cursar a faculdade dos sonhos.
“Cursar pedagogia sempre foi um sonho, logo que concluí o Ensino Médio, a vida me levou para outros caminhos, não tive condições para continuar estudando, fui mãe muito cedo. Mas, sempre me identifiquei com o ambiente escolar, tenho boas memórias da minha infância na escola o que sempre me motivou a trabalhar nesse contexto”, conta.
ESCOLHA PELO UNIFAGOC
Elizandra conta que o início do curso a assustou um pouco, mas as expectativas eram altas, ela conseguiu superar as dificuldades e cursar a faculdade dos sonhos.
“Tudo que é novo assusta um pouco. Eu estava há muito tempo fora do ambiente escolar. Sempre tive boas expectativas em relação ao curso e à faculdade, afinal estava realizando um sonho. Entrei na segunda turma de Pedagogia, consegui FIES, o que me motivou, pois quando entrei no curso trabalhava como técnica de enfermagem, salário baixo, minha filha fazia faculdade em Viçosa, era bem apertado, em todos os sentidos, tanto de tempo quanto financeiro”, conta.
VIVÊNCIA ACADÊMICA
Conciliar o trabalho e a família com os estudos foi um desafio para Elizandra, mas a dedicação para realizar o sonho e a sua determinação a ajudaram a organizar todas as áreas da vida.
“Entrei com medo de não dar conta, mas com o passar do tempo fui pegando o jeito, adequando os meus estudos com a rotina dos plantões, com os compromissos de casa, sendo filha, mãe e esposa”, lembra.
MERCADO DE TRABALHO
Elizandra trabalhava na área da saúde quando se formou e permaneceu um tempo trabalhando no Asilo São Vicente de Paulo até passar em um concurso em 2022 e começar a construir sua carreira na docência.
“Eu me formei em dezembro de 2020, estava na pandemia do Covid 19, no ano seguinte continuei trabalhando na área da saúde. No final de 2021 fiz o processo seletivo da prefeitura de Ubá para professora, passei, em 2022 comecei a trabalhar como professora regente e professora de apoio na rede municipal de Ubá”, diz.
Ela também conta como o curso abriu seus horizontes sobre as possibilidades de atuação do pedagogo.
“O curso de pedagogia não nos limita apenas à sala de aula, prepara para gestão. Hoje eu trabalho como especialista da educação, a princípio um desafio muito grande, mas eu gosto de desafios, nos impulsiona a buscar conhecimento. Após concluir o curso, ingressei na educação com uma remuneração muito melhor. A pedagogia me deu a opção de ter mais de um emprego, o que melhorou minha renda mensal, hoje mesmo com os dois empregos, trabalho menos e ganho bem mais. Tenho mais qualidade de vida, tempo para mim e minha família”, declara Elizandra.
Hoje ela é colaboradora do UNIFAGOC e conta sobre o sentimento de retornar à instituição.
“É como fechar um ciclo e perceber o quanto eu consegui evoluir desde a época em que eu era aluna. Por já ter sido estudante na instituição consigo entender os desafios, expectativas e anseios dos alunos. Me sinto motivada a retribuir à instituição que foi um divisor de águas na minha vida. Quero contribuir na formação da nova geração com a mesma qualidade, carinho e respeito que recebi”, diz.
MUDANÇAS NO CURSO
Elizandra se impressiona com as mudanças no curso desde a época que se formou, principalmente com os avanços tecnológicos e com a organização das aulas.
“Os recursos tecnológicos auxiliam muito. O material tem podcast para auxiliar nos estudos. Na minha época, eu gravava as aulas para estudar depois. No início do semestre, os alunos já sabem as datas das avaliações que são divididas por estudo dirigido, tudo muito bem organizado e planejado”, comenta Elizandra.
DICAS
Elizandra destaca a qualidade do curso de Pedagogia UNIFAGOC e recomenda que os alunos se dediquem para aproveitar as oportunidades que a instituição oferece.
“A faculdade oferece todos os recursos necessários para a formação do aluno, o apoia de todas as formas, mas é preciso que o estudante também faça a sua parte, tudo depende do querer, da dedicação e responsabilidade de cada um”, aconselha.