Pedagogia
Pedagogia UNIFAGOC desenvolve Projeto Integrador na escola Professor João Batista Rodrigues da Silva em Ubá
Publicado em 29/08/2024
por Aline Ceolin

Os alunos do primeiro período do curso de Pedagogia do UNIFAGOC desenvolveram o Projeto Integrador, intitulado “Trazendo Encanto para a Educação Infantil: Estratégias e Práticas para a aprendizagem”, na Escola Municipal Professor João Batista Rodrigues da Silva, em Ubá, sob a coordenação da professora Ludmilla Araújo.
Divididos em cinco grupos, os estudantes desenvolveram recursos pedagógicos lúdicos para trabalhar com as crianças em data marcada e doa-los para as escolas.
“O projeto foi possível graças ao apoio das professoras, do diretor e da supervisora da escola, que acolheram muito bem os alunos e apoiaram o projeto. Foi muito bom ver a alegria das crianças”, afirma a docente.
PROJETOS
O grupo 1, composto pelas alunas: Lara Parma, Dyana Paiva, Isabelle Talmas, Bruna Nogueira e Alice da Silva, desenvolveu atividades nas turmas do maternal 3 e 2º período do turno da manhã. No maternal 3, prepararam a história “A linda rosa juvenil”, levando encanto e magia para os pequenos.
No 2º período a proposta foi a caixa dos movimentos, onde continha cartões que instruíam os alunos a realizarem movimentos, como por exemplo, correr de braços abertos, imitar um animal, pular de um pé só, dentre outros.
O grupo 2, composto pelos alunos: Laura de Araujo, Yasmin Meireles, Yasmin Tavares, Adrielly Silvério, Nathália da Silva, Vitória Ferreira e Cássio de Souza, desenvolveu o projeto nas turmas do 1º e 2º períodos.
No 1º período a atividade realizada foi o “Circuito de atividades”, que teve como objetivo trabalhar as letras iniciais dos nomes das crianças de forma lúdica e desenvolver a coordenação motora. No 2º período, foi organizado uma “Caça ao tesouro”. As alunas contaram história para as crianças, que tiveram de ultrapassar os obstáculos para chegar ao tesouro.

O grupo 3 composto pelas alunas Maria Eduarda Gravina, Adylla Soares, Lynara Costa, Marcella Cardoso, Lauria Nascimento e Maria Vitória Simiquel, desenvolveu o projeto nas turmas do 1º e 2º períodos.
No 1º período as alunas realizaram atividade trabalhando as figuras geométricas e as cores primárias, por meio de tapete construído pelas acadêmicas. No 2º período a atividade consistiu em jogo da memória, que trabalhava números e quantidades.
O grupo 4 composto pelos alunos: Alice Greyci de Arruda e Silva, Bruna Teixeira Campos, Flaviane Teixeira, Henrique Rocha, Rayssa Balbino e Amanda Maciel, desenvolveu o projeto nas turmas maternal 3 e 1º período.
No maternal 3 os estudantes prepararam encenação da história da Chapeuzinho Vermelho e encantaram os pequenos. No 1º período a atividade foi “O mestre mandou”, onde foi produzida uma caixa com cartões que continham comandos como por exemplo, “Diga uma palavra com A”, “Imite um animal”, dentre outros.
O grupo 5 composto pelas alunas: Ana Cláudia Marcelino, Ana Luiza Silva, Esthéfany Cristina Andrade, Nicolly Vieira, Lorrainy Silva e Rayssa Raimundo, desenvolveu atividades no maternal 3 e no 2º período.
No maternal 3 foi preparada história com fantoches sobre os sentimentos e emoções. No 2º período, foi realizada atividade de matemática em que as crianças deveriam relacionar os números com a quantidade.

