Pedagogia
Pedagogia UNIFAGOC realiza I Simpósio sobre Juventudes e Educação
Publicado em 10/07/2025
por Stéfany Peron
No dia 11 de junho, o curso de Pedagogia do UNIFAGOC promoveu o I Simpósio sobre Juventudes e Educação. O evento, que integrou as atividades da disciplina “Adolescência, infância e temas atuais na juventude” do 7º período, ministrada pelo Prof. Douglas Bortone, nasceu das discussões em sala de aula com o objetivo de ampliar o debate sobre os desafios enfrentados pelos jovens na construção de seus projetos de vida.
Além dos estudantes de Pedagogia, o simpósio contou com a participação de alunos das licenciaturas em Educação Física e do bacharelado em Psicologia do UNIFAGOC.
“Pensar juventudes no contexto da formação de professores é extremamente importante, pois a necessidade de se pensar um processo de escolarização que se aproxime do mundo juvenil é uma necessidade em meio às transformações sociais do mundo contemporâneo“, afirmou o Prof. Douglas Bortone.
Programação e Destaques
A programação teve início com a mesa de abertura, composta pelo Prof. Leonardo Parma (Pró-Reitor de Graduação e Desenvolvimento de Pessoas), Profa. Ana Amélia Pereira de Souza (Diretora do Curso de Pedagogia), Gabriela Gonçalves Cabral (representante discente do 7º Período) e o Prof. Douglas Bortone (organizador do evento e professor do curso de Pedagogia). Durante suas falas, eles apresentaram a proposta do evento e a importância do debate para a formação docente.
Em seguida, houve uma apresentação artístico-cultural, “Compartilhando Bonitezas”, da estudante de Pedagogia Ana Cláudia Alves, do 3º período. Logo após, a Profa. Dra. Lílian Perdigão — docente do Departamento de Educação e Chefe da Divisão Psicossocial da Universidade Federal de Viçosa (UFV) — ministrou a palestra “Juventudes e Projeto de Vida”.
Mesa-Redonda: Juventude e Desafios de construir um projeto de vida em tempos de incertezas
A segunda parte do simpósio foi marcada pela mesa-redonda com o tema “Juventude e os desafios de construir um projeto de vida em tempos de incertezas”. Contou com a participação dos professores Josafá Souza (UNIFAGOC), Rosiane Silva (E.E. Senador Levindo Coelho), Ana Carolina Marotta (Colégio Sagrado Coração de Maria) e da estudante Yasmin Souza (E.E. São José), com a mediação do Prof. Douglas Bortone (UNIFAGOC). Um destaque especial da mesa-redonda foi o compartilhamento da realidade enfrentada pelas juventudes do Ensino Médio em diversas escolas, assim como a participação da estudante do ensino médio, Yasmin Souza.
“O diferencial da mesa-redonda foi trazer para o debate profissionais que trabalham com o ensino médio e uma estudante, que, além da teoria, puderam compartilhar suas experiências, pontos positivos e desafios. Além do mais, pensar juventude no contexto das licenciaturas é ampliar os horizontes de formação docente”, concluiu o Prof. Douglas Bortone.