Pedagogia
Pedagogia UNIFAGOC recebe Analistas de Atendimento Educacional Especializado do CAEE-Ubá
Publicado em 11/07/2024
por unifagoc

Os alunos do 2º período do curso de Pedagogia receberam os egressos do UNIFAGOC Alexander Pires e Aroldo Reis, que são Analistas de AEE e trabalham no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Prefeitura Municipal de Ubá, para falar sobre o trabalho com a Psicomotricidade e Inclusão. A ação aconteceu no dia 06 de novembro.
A palestra foi realizada por meio da disciplina de Psicomotricidade, ministrada pela professora Ludmilla Araújo. Na ocasião, os palestrantes contaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles no CAEE, dando foco às atividades realizadas para promover o desenvolvimento psicomotor das crianças atendidas.
O CAEE atende mais de 350 crianças egressas na rede municipal de educação de Ubá, no contraturno da escola regular. Atuando há mais de 13 anos na cidade, esse atendimento é dividido por setores, onde cada um tem o objetivo de desenvolver habilidades psicomotoras, cognitivas, sensoriais e conteúdos das diferentes áreas. Nestes setores atuam analistas de AEE, preparados para receber os alunos, onde identificam, elaboram, organizam e adaptam recursos pedagógicos e de acessibilidade que vão eliminar as barreiras para a participação dos estudantes.
Alexander destaca que é de suma importância para os graduandos em Pedagogia, assistir palestras ao longo do curso, a fim de desenvolver práticas e vivências para todo o processo acadêmico e de sua formação profissional e pessoal.
“A psicomotricidade como instrumentos de inclusão é um tema de suma importância para ser desenvolvido e aderido tanto no espaço escolar, quanto no AEE. A palestra foi momento gratificante, repleto de experiência e vivências, fortalecendo o conhecimento acerca da psicomotricidade, a fim de envolver estratégias futuras para o processo de ensino e aprendizagem”, comenta Pires.
Durante a palestra, os analistas levaram diversos materiais e organizaram atividades práticas com os alunos, para que pudessem vivenciar um pouco da prática que realizam no CAEE. Os egressos destacaram que muitas crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, podem saná-las com a realização de bom trabalho psicomotor e, por isso, desenvolvem diversas atividades, como por exemplo, a execução de brincadeiras que utilizam como material o próprio corpo humano, brincadeiras que exigem o movimento de todos os membros, como a amarelinha, o brincar com os pés e com as mães, correr, abaixar e rolar no chão.
“A psicomotricidade e o AAEE forma fundamentais para seguir a carreira pedagógica. Através do contato inicial com as crianças que necessitam de atendimento educacional especializado, pude perceber a importância de estar todos os dias em formação e cada vez mais buscando me especializar para que eu possa, de certa forma, levar inclusão e a participação delas na sociedade, que é nosso principal objetivo, que todas estejam incluídas no meio social. Por isso, sempre digo aos meus colegas de profissão e aos que estão no caminho, o AAEE é um grande desafio para nós, temos que nos unir e procurar a cada dia dar um passo a mais nessa luta que já começamos, vamos nos preparar para o presente e para o futuro”, comenta Aroldo.

