Ciência da Computação

Projeto Integrador Institucional promove experiência inédita entre cursos do UNIFAGOC e escolas da rede municipal

Publicado em 07/08/2025
por Stéfany Peron

 

Durante o primeiro semestre de 2025, o UNIFAGOC realizou a primeira edição do Projeto Integrador Institucional. A proposta reuniu estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Direito, Odontologia, Pedagogia e Psicologia em um esforço conjunto para aplicar seus conhecimentos na resolução de desafios enfrentados por escolas públicas locais.

 

Ao todo, cinco instituições de ensino abriram suas portas para o projeto: a Escola SESI, o Colégio Tiradentes, a Escola Estadual Raul Soares, a Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho (Polivalente) e a Escola Estadual Professor Lívio Carneiro de Castro. Essa colaboração multidisciplinar teve como principal objetivo criar soluções práticas para as demandas apresentadas por essas comunidades escolares, demonstrando a integração do saber acadêmico com as necessidades da sociedade.

 

Foi um projeto inovador em nossa instituição. Reunir diversas áreas do saber em torno de questões sociais reais de nossa sociedade foi um verdadeiro desafio epistemológico. A riqueza dos projetos extensionistas residem na valorização do conhecimento produzido na sociedade, criando pontes para o fortalecimento da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. No caso do Projeto Integrador Institucional tivemos a oportunidade de interagir com as escolas de forma horizontal e transformadora”, afirmou o Prof. Douglas Bortone, coordenador do Projeto.

 

Para o aluno Gustavo Pereira dos Santos, do 1º período do Curso de Ciência da Computação, foi a primeira experiência com o Projeto Integrador.

 

“Foi uma experiência marcante e cheia de aprendizados. Trabalhamos o desenvolvimento de um jogo da memória e dois quizes, o que exigiu um bom domínio de HTML, CSS e principalmente JavaScript. Durante o processo, enfrentamos desafios como o tempo limitado e a comunicação com outros cursos, já que o projeto foi institucional e envolveu diferentes áreas. Conseguimos superar essas dificuldades com organização, colaboração e muito empenho. Foi uma vivência enriquecedora, que nos proporcionou aprendizado técnico e pessoal, além de nos preparar melhor para os próximos projetos e para o mercado de trabalho.” – compartilhou o estudante

 

Confira como foram as visitas nas escolas

 

A CONTRIBUIÇÃO DE CADA CURSO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

Com as informações coletadas em mãos, o primeiro passo fundamental foi dado: líderes de grupos e “colmeias” participaram ativamente de reuniões e encontros. O objetivo era dialogar e, juntos, delinear as ações que seriam desenvolvidas em resposta às demandas apresentadas. Apesar dos desafios encontrados, essa fase de colaboração intensa foi essencial para construir um planejamento sólido e participativo.

 

“A experiência foi a melhor possível. Poder compartilhar nossos conhecimentos e colocar em prática o que aprendemos na faculdade é sempre muito gratificante. Sabemos o quanto a saúde bucal impacta diretamente na qualidade de vida, e pessoas bem instruídas conseguem cuidar melhor da própria saúde. O Projeto Integrador representa exatamente isso: levar nossos conhecimentos para promover o bem-estar das pessoas”, disse  Evelaine Cristina de Souza, aluna do Curso de Odontologia

 

Relembre aqui os encontros com líderes do Projeto Integrador Institucional

 

O primeiro encontro com todos os cursos

 

A APLICAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR INSTITUCIONAL NAS ESCOLAS

 

Durante o mês de junho, os estudantes estiveram presentes nas escolas acolhedoras do projeto, colocando em prática as soluções criadas. A iniciativa impactou, em média, 400 estudantes do Ensino Médio, que participaram ativamente dos projetos. Os temas abordados foram diversos e relevantes para o cotidiano escolar, incluindo: Bullying e Cyberbullying no Contexto Escolar, Tecnologias, Direito Digital, Sorriso e Autoestima, e Violência.

 

O Projeto Integrador Institucional, na minha visão, tem como auxilio e benefício para as escolas, um poder de agregar uma nova visão e de abrir a ótica dos alunos à diversas situações que podem estar sendo vivenciadas. O Projeto Integrador Institucional tem como abordagem a exploração de assuntos que podem ser considerados “tabus”. Trabalhando e explorando não somente com os alunos, mas com todos os envolvidos da instituição” , afirmou o aluno Renatto Corrêa, do Curso de Psicologia.

 

 

Confira aqui os produtos desenvolvidos no Projeto Integrador Institucional

 

Conheça o site do Projeto Integrador Institucional

 

Na visão dos alunos do Ensino Médio, os temas abordados pelo Projeto Integrador Institucional possibilitaram conhecer temas que antes eram desconhecidos por eles. Por meio da pesquisa de satisfação na etapa de avaliação do projeto, os estudantes registraram que “o projeto foi muito esclarecedor”; “palestras muito bem elaboradas”.

 

Eles me orientaram maravilhosamente bem e com propriedade sobre os assuntos abordados, e me alertaram sobre o que pode ser considerado bullying e como combatê-lo. Me informaram sobre as leis e os diversos tipos de bullying”,  aluno do Ensino Médio 1.

 

“Aprendi que o bullying é um crime e existem leis retratando sobre o tema”, aluno do Ensino Médio 2.

 

“Abriu minha mente e me ajudou a entender melhor qual área quero seguir profissionalmente”, aluno do Ensino Médio 3.

 

 

A Escola SESI foi a primeira a sediar a aplicação do Projeto Integrador Institucional em 3 de junho, envolvendo turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os alunos se reuniram no auditório para uma palestra preparada pelos estudantes. O curso de Odontologia abordou o tema da saúde bucal. Já o curso de Direito apresentou uma palestra interativa com o tema “Contextos de Violência e Necessidades de Segurança”. Já os cursos de Pedagogia e Psicologia dialogaram com os estudantes sobre os desafios enfrentados por eles em relação à permanência no Ensino Médio. Cada apresentação pode contar com um quiz ou jogo interativo preparado pela Ciência da Computação.

 

Já os alunos da Escola Estadual Professor Lívio Carneiro de Castro vieram até o Campus do UNIFAGOC para as atividades do Projeto Integrador Institucional no dia 09/06. Neste dia foram preparadas estações, em salas específicas, pelas quais os alunos das três turmas do Ensino Médio iam passando para participar das atividades. Além do diálogo sobre saúde bucal organizada pela Odontologia, os cursos de Pedagogia e Psicologia prepararam um Tabuleiro “humano” com perguntas relacionadas à cada área do conhecimento. Em outra estação, o curso de Direito dialogava com os estudantes sobre contextos de violência e necessidade de segurança em parceria com a Ciência da Computação.

 

“O Projeto Integrador Institucional desenvolvido pelo UNIFAGOC possibilitou aprofundar o conhecimento sobre o tema Contexto de Violência e Necessidade de Segurança por meio de uma abordagem que combinou pesquisa teórica, visitas à instituição de ensino e atividades interativas, despertando em cada um a necessidade de se conscientizar que um ambiente saudável e seguro é responsabilidade coletiva”, afirmou o aluno Cláudio Sérgio Valadares Rodrigues, do curso de Direito

 

 

A terceira escola a receber o Projeto Integrador Institucional foi a Carlos Peixoto Filho, conhecida como Polivalente. Lá, o projeto foi aplicado em dois momentos. No turno da manhã, os alunos dos cursos de Direito e Ciência da Computação estiveram com os estudantes dialogando sobre os ciclos de violência, criminalidade e seus impactos no mundo juvenil com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O outro momento foi no período noturno, com a presença dos cursos de Direito, Pedagogia, Odontologia, Ciência da Computação e Psicologia em uma roda de conversa direcionada à turma do 2º ano do Ensino Médio.

 

Na Escola Estadual Raul Soares, o projeto aconteceu no dia 13/06 atendendo alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes desenvolveram o projeto “Ânima” com a finalidade de apresentar o olhar para a autoestima a partir das diversas áreas do conhecimento.

 

Para a aluna Isabelle Talmas, do Curso de Pedagogia, o Projeto Integrador Institucional foi uma experiência incrível e inovadora.

 

“No começo confesso que tivemos dúvida se realmente daria certo, mas com a ajuda dos professores e alunos dos outros cursos, concluímos nosso objetivo. Acostumadas com a educação infantil, esse semestre tivemos que preparar um material para o terceirão, e não só com cinco pessoas em grupo, mas sim com cinco colmeias, de cinco cursos e períodos diferentes. Nós falamos sobre a importância da autoestima na escola, cada curso palestrou dando ênfase em sua área. Foi incrível, a escola nos recebeu super bem, tivemos feedbacks positivos e voltamos com sensação de dever cumprido para casa, espero que os alunos do terceiro ano tenham gostado e refletido um pouco sobre o assunto”, relatou.

 

 

No Colégio Tiradentes da Polícia Militar, a aplicação também ocorreu em dois dias (25 e 27/06) atendendo assim todas as turmas de Ensino Médio da Escola. As intervenções foram realizadas durante as aulas de Projeto de Vida, no qual foi ministrada a palestra “Cuidado que Transforma: A Tecnologia, a Lei, a Mente, o Corpo e o Sorriso no Combate ao Cyberbullying” pelos alunos do UNIFAGOC.

 

“O Projeto Integrador Institucional é uma iniciativa que tem como objetivo levar o conhecimento e o aprendizado além dos limites físicos da faculdade, proporcionando uma experiência enriquecedora para nós, alunos da graduação. Mesmo diante dos desafios (especialmente por se tratar de uma nova forma de desenvolvimento que integra diversos cursos), esse período foi de grande relevância. O contato entre diferentes áreas, possibilitou uma vivência real do que significa, de fato, trabalhar em um projeto interdisciplinar, que une cursos e conhecimentos distintos em prol de um objetivo comum. Além disso, a interação com os alunos da escola, foi de suma importância para o desenvolvimento do trabalho, contribuindo com diferentes perspectivas, ideias e vivências que enriqueceram ainda mais o projeto”, destacou Pedro Lucarelli, estudante do curso de Direito.

 

 

AVALIAÇÃO E FEEDBACK DO PROJETO INTEGRADOR INSTITUCIONAL

 

A avaliação e feedback das ações do Projeto Integrador Institucional ocorreram de forma contínua. Periodicamente, os professores Douglas Bortone, Stefânia Procópio, Lucas Pacheco, Ana Amélia Pereira e Jefté Souza se reuniram com o Pró-Reitor de Graduação e Desenvolvimento de Pessoas, Leonardo Parma, para diálogo e ajustes necessários que surgiam no decorrer do projeto.

 

Após a aplicação do Projeto em todas as escolas, o Prof. Leonardo Parma, juntamente com os demais professores orientadores, promoveu um encontro de partilha dos acertos e lições aprendidas com todos os estudantes do UNIFAGOC que participaram do projeto. Para o aluno Cláudio Sérgio, do curso de Direito, o momento de feedback do projeto foi muito positivo.

 

“Assim como toda implantação de algo novo necessita de ajustes e melhorias, foi-nos oportunizado também, na fase pós-apresentação, dar sugestões e feedback, sendo um ponto muito positivo na construção desse belíssimo projeto, que nos possibilitam interagir e aplicar conhecimentos de diferentes áreas de um curso promovendo a interdisciplinaridade e a conexão entre teoria e prática”, comentou.