PROUNI

MEC divulga edital do Prouni 2024.1: Confira o cronograma e as vagas para o UNIFAGOC

Publicado em 11/07/2024
por unifagoc

 

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do  Programa Universidade para Todos (Prouni). Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já deve se planejar para participar do processo de seleção do programa.

 

As inscrições para o Prouni terão início no dia 29 de janeiro e se estenderão até o dia 1º de fevereiro. Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 06 de fevereiro.  A comprovação das informações da 1ª chamada deverá ser feita de 06 à 20 de fevereiro.

 

O programa considera as notas do Enem de 2022 e 2023. Confira o Edital AQUI.

 

Para este primeiro semestre de 2024, foram disponibilizadas 53 bolsas integrais para o UNIFAGOC, distribuídas para os seguintes cursos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Estética e Cosmética, Fisioterapia, Odontologia Diurno, Pedagogia, Psicologia e Medicina. O detalhamento das bolsas pode ser conferido na página do Prouni.

 

Vale lembrar que a inscrição para o programa é gratuita e deve ser realizada, unicamente, pela internet, no Portal Acesso Único.

 
CONDIÇÕES

 

O candidato que deseja concorrer às bolsas, deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para bolsas integrais, ou renda familiar bruta mensal per capta de até 3 salários mínimos, para bolsas parciais. Além disso ainda precisa ter feito a edição de 2022 ou de 2023 do Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, além de não poder ter zerado na redação. Para os alunos que participaram do exame nos dois anos, o sistema considerará a nota mais alta.

 

Só é permitido participar do Prouni o aluno que não possua diploma de curso superior. Também é indispensável que o candidato se encaixe em pelo menos uma das condições:

 

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ou ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

 

  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;

 

  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no Decreto n. 5.493/2005;

 

  • Não ter participado do referido exame na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).