Psicologia
IV SEMIP promove reflexões sobre espiritualidade, ciência e atuação profissional em Psicologia
Publicado em 02/09/2026
por Maria Fernanda Cardoso Costa

O curso de Psicologia do UNIFAGOC realizou, entre os dias 25 e 27 de agosto, a IV SEMIP, Semana Integrada da Psicologia, no Auditório Ary Barroso. Com o tema “Espiritualidade como Fenômeno Psicológico: Delimitações Científicas e Éticas”, o evento reuniu acadêmicos e profissionais em uma programação voltada à reflexão, ao conhecimento científico e às diferentes possibilidades de atuação na área.
A abertura, no dia 25 de agosto, contou com a palestra magna “Espiritualidade como fenômeno psicológico: delimitações científicas e éticas”, ministrada pela Dra. Pedrita Reis, psicóloga e doutora em Psicologia pela UFJF. A discussão possibilitou aos estudantes compreenderem a espiritualidade a partir de uma perspectiva científica e ética, ampliando o olhar sobre sua relação com a saúde mental e a prática clínica.

A noite também contou com um comunicado da Atlética do Curso de Psicologia e uma apresentação musical da Orquestra Experimental do Conservatório Estadual de Música, promovendo um momento de integração e valorização da cultura durante a Semana.

No dia 26, a programação foi dedicada à IX Mostra Científica, com o tema “Pesquisa em Psicologia: da formação às possibilidades de atuação”. A abertura foi conduzida pelo Prof. Dr. Gilson Soares Toledo, que destacou a importância da pesquisa para a formação acadêmica e profissional.
Na sequência, os participantes acompanharam três painéis: “Emoção e evidência científica: interface entre Psicologia e Odontologia”, com o Dr. Braz Campos Durso; “Psicologia além do divã: como a pesquisa abriu caminhos e transformou minha trajetória profissional”, com Larissa Emanuelly Fernandes; e “Trajetória na pesquisa e extensão na formação em Psicologia”, com Caroline Padovani Caetano.

A programação também contou com a exposição de banners, momento em que os acadêmicos puderam apresentar suas produções científicas e compartilhar conhecimentos. Ao todo, 30 trabalhos foram classificados para a Mostra, fortalecendo o incentivo à pesquisa no curso.
Encerrando a IV SEMIP, no dia 27, foi realizada a mesa-redonda “Ser psicólogo hoje: ciência, ética e compromisso social”, com mediação da psicóloga Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo, diretora do curso de Psicologia do UNIFAGOC.
A atividade contou com a participação da Dra. Janaína Siqueira, psicóloga clínica, doutora em Saúde pela UFJF e pesquisadora em espiritualidade e saúde; do Me. Raul Mabasso, psicólogo moçambicano com atuação em saúde mental e direitos humanos; e do psicólogo Josafá Lima de Souza Ciotti Rollemberg, professor do UNIFAGOC e coordenador da Clínica-Escola de Psicologia Nise da Silveira. O debate proporcionou aos acadêmicos diferentes perspectivas sobre os desafios da profissão e a importância de uma atuação baseada na ciência, na ética e no compromisso social.

Ainda na última noite, Josafá realizou o lançamento do livro “Do vazio à Existencial: Reflexões de uma alma em busca de sentido”. Na sequência, o espetáculo teatral “Lugar Nenhum”, da FACT! Produtora, encerrou a programação, proporcionando um momento de cultura e integração entre os participantes.

Durante os três dias, a comunidade acadêmica também pôde visitar a instalação extensionista “TRAVESSIAS – Narrativas de luto, memória e reconstrução”, que trouxe uma experiência imersiva baseada em narrativas sobre luto, memória e reconstrução.
Com uma programação que integrou ciência, pesquisa, extensão, cultura e diferentes experiências profissionais, a IV SEMIP contribuiu para ampliar a formação dos acadêmicos de Psicologia, proporcionando novos conhecimentos e reflexões sobre a profissão e seus diferentes campos de atuação.
