Aliando teoria à prática: Brinquedoteca do UNIFAGOC contribui para a formação dos futuros docentes em espaço educativo e pedagógico

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

Inaugurada em agosto de 2016, a Brinquedoteca do UNIFAGOC é espaço educativo e pedagógico para que as crianças tenham acesso a brincadeiras e jogos de modo a promover o lúdico e colaborar para a formação dos alunos do curso de Pedagogia.
 
A diretora do curso de Pedagogia do UNIFAGOC, Adriana Vieira Mollica, explica que a Brinquedoteca tem capacidade para oito crianças e contempla duas salas, sendo a primeira devidamente equipada, com mesas e cadeiras infantis, colchonetes e tatames, jogos e brinquedos didáticos, quadro negro, dois computadores com jogos didáticos e recursos audiovisuais, aplicados às atividades de tecnologias da informação e da comunicação sendo essa parte climatizada.

 

A outra sala é referente à observação dos alunos, separada por um vidro no qual os discentes podem visualizar as atividades que estão sendo aplicadas na parte que dá acesso aos brinquedos, jogos e que a criança pode brincar.

 

“É um laboratório lúdico pedagógico de apoio técnico ao curso, onde os alunos, sob supervisão dos professores, poderão realizar práticas pedagógicas, tais como oficinas, projetos didáticos e pesquisas, que envolvam o processo de ensino e aprendizagem de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, integrados aos componentes curriculares do curso de Pedagogia”, afirma a diretora.

 

IMPORTANTE

 

Adriana destaca que os jogos educativos presentes na Brinquedoteca do UNIFAGOC representam importante ferramenta a serviço da educação, oportunizando aos discentes aprendizado prazeroso, pois contam com ferramentas nas quais concretizam-se a possibilidade de explicitar determinados conteúdos, tornando-os descomplicados, mais acessíveis e agradáveis para as crianças.

 

“Grande parte dos brinquedos foram confeccionados pelos próprios alunos por meio de oficinas de arte oferecidas pelo curso, nas aulas práticas de alfabetização e letramento, nas disciplinas de fundamentos, recreação e lazer e também por meio do projeto interdisciplinar intitulado como Mostra Lúdico Pedagógica e Projeto Integrador”, conta a docente.

 

Nessa Mostra além de expor os brinquedos e jogos confeccionados, a diretora comenta que os alunos também realizam a prática, brincando com as crianças que são convidadas para o evento.

 

OBJETIVOS

 

Mollica explica que a Brinquedoteca disponibiliza seu espaço aos alunos e professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia do UNIFAGOC e tem como um dos objetivos principais contribuir para o processo de formação dos futuros docentes, oferecendo-lhes oportunidade de exercer na prática as teorias discutidas nas áreas de conhecimento que compõem a estrutura curricular do curso de Pedagogia visando à compreensão quanto ao desenvolvimento bio-psico-social da criança, enfatizando as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras como metodologias apropriadas ao processo de ensino e aprendizagem.

 

Inserir a Brinquedoteca como mais um espaço de ensino e pesquisa para professores e acadêmicos; Valorizar o brinquedo como recurso gerador de desenvolvimento intelectual, social e emocional; Promover processos de aprendizagem que visem o desenvolvimento de habilidades e competências ao destacar o lúdico como fator a ser considerado na educação de crianças“, são outras finalidades apontadas pela docente.

 

Segundo a diretora, outros objetivos do espaço são: Estimular reflexões sobre outras possibilidades de planejar e desenvolver aulas mais dinâmicas de modo a atender às características da fase do desenvolvimento em que a criança se encontra; Oportunizar o acesso de crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade a vivenciar esse ambiente no contato com materiais diversos que lhes proporcionem lazer e aprendizagem.

 

Inseridos num curso de formação de professores, este laboratório prático, além de atender a exigência legal, se torna uma proposta de mudança de postura frente às mudanças da educação, como possibilidade da realização de processo pedagógico formativo de educadores, no qual, se considere a formação docente, inicial e continuada, num contexto interdisciplinar por meio de processo contínuo de construção de práticas pedagógicas e pesquisas docentes que visem à melhoria do processo educacional e da profissionalização do professor”, esclarece a diretora.

 

EXTENSÃO

 

Adriana conta que na Brinquedoteca acontece o Projeto de Extensão Demandas escolares e arteludoterapia: atendimento em grupo a alunos da rede estadual de ensino voltado para os processos de ensino e aprendizagem.

 

A docente explica que o projeto tem como objetivo geral atender às demandas e necessidades no que se refere às relações entre ensino e aprendizagem apresentadas pelas escolas públicas estaduais de Ubá, tendo como foco as múltiplas dimensões da produção do fracasso escolar, pedagógica, psicológica, social, econômica, política, etc, bem como as questões atuais presentes no contexto escolar e que também interferem nessa relação, violência/bullying, sexualidade, inclusão, drogas, dificuldades na alfabetização, relações familiares complexas, deficiências e síndromes específicas, etc.

 

Segundo Mollica, o foco dos atendimentos é a ludicidade e a arte terapia, com intervenções atrativas e interessantes, que motivem esses alunos e que os façam desejar aprender, por meio de histórias, livros, teatro, jogos, etc.

 

Os alunos selecionados para este projeto foram aqueles com os quais as escolas já tinham parceria de estágio conosco, com o limite de vagas já preenchido em oito alunos da mesma escola estadual”, acrescenta a diretora.