Alunos da Medicina UNIFAGOC são aprovados Programa de Intercâmbios Nacional da IFMSA
Publicado em 11/07/2024
por lsb

Três alunos do curso de Medicina do UNIFAGOC foram aprovados para participar do Programa de Intercâmbios (PIN) Nacional da International Federation of Medical Students (IFMSA) Brazil UNIFAGOC.
Ana Clara Moreira irá para o Serviço de Pediatria da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) em Curitiba no mês de dezembro. O destino da acadêmica Isoleta Bomtempo é o Serviço Neonatal da Universidade Federal do Alagoas. E o aluno Victor Hugo Ribeiro irá para o serviço de Cirurgia Ortopédica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Francisco Beltrão, no mês de novembro.
IFMSA
O acadêmico do curso de Medicina e presidente do comitê IFMSA Brazil UNIFAGOC, Lucas Benício Melo, explica que a Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil é uma organização que está presente em países pelo mundo inteiro e é formada por várias associações de estudantes de Medicina.
“A IFMSA é a maior organização estudantil do mundo, cada país tem a sua associação e esse conjunto forma a IFMSA. A IFMSA Brazil compõe a IFMSA mundo. Dentro de cada país, as associações são formadas por diversas associações pequenas, que são os comitês locais, ou seja, as universidades. A IFMSA Brazil UNIFAGOC é uma das 274 universidades que fazem parte da IFMSA Brazil hoje”, esclarece o aluno.
Lucas explica que recebem intercambistas de países que são filiados a IFMSA mundo na IFMSA Brazil, nos comitês locais, como no caso do UNIFAGOC e também enviam pessoas tanto para outras universidades do Brasil, pelos processos de intercâmbios nacionais, como para fora do país pelos processos de intercâmbio internacionais.
“Dentro do processo de intercambio nacional, esses três alunos conseguiram os intercâmbios. Também estamos recebendo um intercambista do processo de intercâmbio internacional, o Ahmed Salmon. Ele é da Suécia e estuda na Charles University in Prague, na República Tcheca, chegou há uma semana e ficará durante um mês. Ele está aqui para acompanhar no serviço de oftalmologia clínico cirúrgico do nosso professor de Oftalmologia Paulo Laroca”, destaca o acadêmico.
