Alunos da Nutrição UNIFAGOC promovem degustação de cardápios em trabalho interdisciplinar
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Os alunos do quinto período do curso de Nutrição do UNIFAGOC promoveram degustações de cardápios baseados em culturas e religiões, nos dias 21 e 22 de junho, no Laboratório de Nutrição e Dietética. A atividade foi resultado do trabalho interdisciplinar desenvolvido por meio das disciplinas de Socioantropologia e Técnica Dietética II, ministradas pelas professoras Ludmilla Carneiro e Camila Resende, respectivamente.
A princípio, os acadêmicos fizeram um estudo sobre os costumes e hábitos alimentares de diferentes povos que existem ao redor do mundo, com o auxílio da professora Ludmilla. A partir do conhecimento adquirido nas pesquisas, cada grupo escolheu uma cultura e desenvolveu um cardápio que a representasse.
No primeiro dia de degustação, foram apresentados três cardápios e os convidados para avaliar os pratos foram o vice-reitor da instituição, Leonardo Couto, o pró-reitor de graduação, Leonardo Parma, a professora Ludmilla Carneiro e a colaboradora Maria Aparecida Cardozo.
Cardápio 01 – Músculo desfiado, vinagrete de feijão fradinho, quibebe de abóbora moranga, farinha de milho e cocada.
Cardápio 02 – Shakshuka (ovos com gemas moles cozidos ao molho de tomate com pimentão e especiarias), lascas de pão italiano e suco de uvas tinto.
Cardápio 03 – Harumaki (rolinho primavera) e Yakissoba.

Para o segundo dia, também foram preparados três menus diferentes e, além do vice-reitor e da professora Ludmilla, também foram convidados para julgar os pratos os colaboradores Maycon Douglas e Edineia da Silva.
Cardápio 01 – Salada Caesar, Filé de Tilápia com crosta de castanha de caju, purê de batata inglesa e mousse de chocolate.
Cardápio 02 – Quibe Árabe e Homus.
Cardápio 03 – Frango tikka masala, arroz branco, masala chai e kheer.

Após a avaliação, o cardápio número três do segundo dia foi o vencedor, e os alunos responsáveis por servi-lo foram Pilar Barbosa de Meireles, Richardson Silva Fernandes, Regis Rodolfo Zócoli Raimundo, José Carlos Cardoso de Lemos e Elane Aparecida da Silva.
A docente Camila Resende explica que a iniciativa encerra o ciclo da disciplina de técnica dietética I e II, em que os alunos aprenderam as transformações químicas e físicas dos alimentos na primeira etapa e, na segunda fase, eles viram o conteúdo voltado para a coletividade.
“Essa é uma atividade que permite que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e coloquem em prática todos os ensinamentos que eles vêm tendo desde o período passado. Além disso, os estudantes também puderam aprender a respeitar os hábitos alimentares no desenvolvimento de cardápios para a população. Então, eles se formam aqui em Ubá, mas estão preparados para trabalhar no mundo inteiro”, destaca Camila.
Confira no vídeo um pouco amis sobre o trabalho.
