Alunos da Nutrição UNIFAGOC promovem II degustação de cardápios em trabalho interdisciplinar
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Os alunos dos terceiro e quinto períodos do curso de Nutrição do UNIFAGOC encerraram o semestre com uma degustação de cardápios baseados em culturas e religiões do mundo. A atividade aconteceu nos dias 13, 14, 20 e 21 de junho, no Laboratório de Nutrição e Dietética da instituição.
A iniciativa foi resultado do trabalho interdisciplinar desenvolvido por meio das disciplinas de Socioantropologia e Técnica Dietética II, ministradas pelas professoras Ludmilla Carneiro e Karine Franklin Assis, respectivamente.
De acordo com Karine, o trabalho foi dividido em duas etapas. A princípio, os alunos elaboraram um seminário contemplando as especificidades das regiões/religiões, incluindo os hábitos alimentares, preparações típicas e percepções da composição nutricional.
Posteriormente, os grupos escolheram as preparações que mais representavam as regiões/religiões e planejaram o cardápio composto por duas opções de pratos (entrada e prato principal ou prato principal e guarnição/sobremesa) e a respectiva lista de compras para a execução do cardápio.
Para a preparação dos pratos, o terceiro período ficou com o tema Comida, Cultura e Arte: Nossa Brasilidade e os cardápios foram desenvolvidos de acordo com as cinco regiões do Brasil. Já os acadêmicos do quinto período abordaram o tema “Comida, Cultura e Arte: Diversidade” e elaboraram os pratos considerando as diversas religiões do mundo.
No laboratório, os estudantes tiveram uma hora e meia para a elaboração e empratamento das preparações. Os jurados acompanharam a fase final do processo, para então realizarem a análise sensorial das preparações. Os critérios avaliados foram: sabor, apresentação do prato, coloração, textura, odor, tamanho da porção e harmonia.
No terceiro período, o grupo campeão foi a Região Nordeste com o prato “Peixada Baiana à Moda Mineira e Farofa de Banana com Castanha de Caju” e no quinto período, o grupo do Islamismo com o prato composto por “Quibe assado acompanhado de pão sírio torrado com homus, coalhada e vinagrete”.
Karine destaca que a atividade proporcionou uma experiência prática, das atribuições e habilidades do nutricionista inserido nas Unidades de Alimentação e Nutrição. Ademais, oportuniza ao aluno conhecer e respeitar novas culturas e hábitos alimentares, bem como reitera a importância do trabalho em equipe.
“O resultado foi surpreendentemente maravilhoso e muito acima das expectativas. Foi um presente, enquanto professora das duas disciplinas, observar o esforço e o empenho dos alunos para que todas as etapas dessem certo. Certamente, a oportunidade será ofertada para os próximos períodos do curso de Nutrição do UNIFAGOC”, afirma a docente.