Alunos da Psicologia UNIFAGOC desenvolvem aplicativo para trabalho de conclusão de curso
Publicado em 11/07/2024
por lsb

Localizar clientes por meio de cadastro do perfil profissional de Psicólogos é o propósito do aplicativo ORGANIZE, desenvolvido pelos alunos do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Henrique Meira, Jeferson Rufato, Mariana Tarantino, Marllayne Souza e Stephane Peluso.
O aplicativo estará disponível, em breve, para celulares que possuem o sistema Android, na Play Store do aparelho.
“A ideia surgiu a partir da alta demanda de psicólogos existentes no mercado de trabalho. A cada ano, esse número aumenta e os profissionais recém-formados possuem dificuldades de serem reconhecidos. Por meio do nosso aplicativo, todo psicólogo credenciado pelo Conselho Regional de Psicologia, poderá atrair novos clientes e também usuários do aplicativo ORGANIZE. Percebemos também que no momento em que se fez necessário o isolamento social devido a pandemia, o atendimento psicológico foi afetado e dificultou o acesso à população. Foi necessário que os psicólogos se reinventassem, se atualizassem quanto à demanda do mercado para começar a atender via remota online”, afirmam os alunos.
Segundo os criadores, a principal funcionalidade do app é servir como um mediador entre o psicólogo e o cliente, realizando agendamentos, notificando ambas as partes o dia agendado para a consulta.
“Nesse momento, percebemos que as clínicas de atendimento psicológico estão voltando a funcionar normalmente e o atendimento online veio para ficar, se mostrando tanto eficaz quanto o presencial. Nosso aplicativo pode facilitar a vida de muitos profissionais, já que pode atender pessoas de outras localidades e ajudar também as que precisam e querem fazer o acompanhamento psicológico, mas que possuem pouco tempo disponível em sua rotina diária“, destacam os estudantes.
A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação.
Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado.
“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.
