Alunos da Psicologia UNIFAGOC desenvolvem ebook sobre entrevistas de emprego
Publicado em 11/07/2024
por lsb

Por meio da empresa Colapso Consultoria, criada pelos alunos do décimo período de Psicologia do UNIFAGOC Bárbara Maria Alberto Moreira, Jordana Stefany da Silva, Maria Eduarda Cruz Vieira e Ramon Dias de Oliveira, foi desenvolvido o ebook Modelo de Processo Seletivo em Psicologia Organizacional que visa auxiliar as empresas no processo de seleção de funcionários.
O ebook está disponível para a venda no site da Hotmart, neste link, por R$19,90.
“As instituições, na maioria das vezes, não contratam psicólogos organizacionais, ficam sobrecarregadas e não conseguem se dispor de entrevistas especializadas para o cargo, levando a defasagem de funcionários qualificados para as vagas. O principal objetivo do nosso trabalho é oferecer este material a fim de suprir essa demanda com facilidade e segurança para as empresas ao escolher um profissional”, revela o grupo.
O conteúdo do livro digital é apresentado por meio dos seguintes tópicos:
– Quem somos;
– Sobre/Objetivo da empresa;
– Papel do Psicólogo Organizacional nas empresas;
– Como é realizado o processo seletivo dos candidatos? Qual a importância?
. Vai contratar um funcionário para a sua empresa e não sabe quais critérios utilizar?
. Modelo de Processo Seletivo
– Considerações finais.
“A experiência de criar esse e-book foi muito gratificante, por poder criar algo que é nosso, e por gerar conforto e facilidade ao próximo. Sem deixar de mostrar a importância do psicólogo organizacional, e que ele tem o seu lugar necessário para o bom funcionamento da empresa”, afirmam os desenvolvedores do ebook.
A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação.
Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado.
“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.
