Alunos da Psicologia UNIFAGOC participam de atividade de produção artística relacionada à atuação profissional

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

Os alunos do nono período do curso de Psicologia do UNIFAGOC realizaram, no dia 25 de março, uma atividade em que puderam correlacionar conceitos teóricos construídos em sala de aula a trabalhos envolvendo a produção artística.

 

O trabalho, realizado sob a coordenação do professor Jefté Moraes Souza, teve como objetivo articular possibilidades de atuação profissional em Psicologia envolvendo produções artísticas.

 

Os trabalhos artísticos são comuns no campo de atuação do psicólogo. As produções artísticas na Psicologia podem contribuir para que pessoas cuidadas por profissionais desta área expressem-se por outros meios de linguagem. Estes tipos de atividade são comumente utilizados com crianças e portadores de transtornos mentais“, comentou o professor.

 

O trabalho realizado também permitiu que os alunos interagissem uns com os outros, o que possibilitou o desenvolvimento de competências do trabalho em equipe.

 

 

A aluna do nono período, Claudia Mara afirmou que quando viu as cartolinas e todos os materiais oferecidos para a ocasião, veio à memória a psiquiatra Nise da Silveira. “Ali, naquele momento, eu percebi o quanto a psicologia já tinha me marcado”.

 

Expressar, colocar de dentro para fora, isso a arte nos permite fazer! Em um ponto de vista pessoal, a atividade me marcou por permitir trazer de pontos positivos a negativos de maneira leve e prazerosa; em um ponto de vista didático, trabalhar com esse fazer criativo, promove autoconhecimento e nos potencializa”, relata a estudate.

 

A acadêmica Maria Eduarda, que também participou da iniciativa, destaca que na atividade também foi possível experimentar que nem tudo cabe em linguagem, palavra ou coisa qualquer e que por meio de um gesto tão simples pôde sentir o quanto a escuta não se restringe só à fala e, por conseguinte, nem à Psicologia.

 

Cheiros, cores, sensações e música embalaram um transbordar coletivo, que reafirmou aquilo que por tanto sentimos: somos um tanto que não cabe no discurso. Da formação à atuação, é o que pretendo carregar comigo”, relata Maria Eduarda.

 

A diretora do curso, Jaqueline Toledo, parabeniza o professor Jefté pela ação de caráter empírico e aos alunos do nono período pela sensibilidade com que abstraíram a proposta.