Alunos da Psicologia UNIFAGOC visitam Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Alguns alunos do curso de Psicologia do UNIFAGOC realizaram uma visita técnica ao Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, no último dia 13 de maio. A visita, que foi acompanhada pelos professores Gilson Toledo e Josafá Souza, teve como objetivo possibilitar um maior contato com a história da saúde mental no Brasil, bem como com o legado da psiquiatra Nise da Silveira.
De acordo com a diretora da graduação, Jaqueline Toledo, a visita, que já se tornou tradicional no curso, foi idealizada pelo professor Jefté Moraes, com o apoio da direção do curso.
“Nessa atividade extensionista proporcionamos aos nossos acadêmicos um encontro com a história da saúde mental no Brasil, por meio de Nise da Silveira, médica psiquiatra que revolucionou o tratamento mental por intermédio de suas intervenções, influenciadas pela teoria Junguiana. Temos orgulho de ter o nome Nise da Silveira em nossa clínica escola e na memória de todos que compõem o curso de psicologia do UNIFAGOC”, destaca Jaqueline.
O professor Josafá aponta que além da da visita ter proporcionado um momento de consolidação de todo conhecimento, viabilizou também um momento único de descontração e de felicidade. “Diga-se de passagem, este período foi muito importante para estreitar ainda mais os laços entre nós professores e os alunos”.
“Essas oportunidades são importantes para que os estudantes possam experimentar parte do que aprenderam em sala de aula, além de integrar o curso, uma vez que todos os períodos estão juntos e, principalmente, materializarem a teoria. É um divisor de águas na formação do aluno“, completa Gilson.
Para a estudante do nono período Aparecida Alexandre, foi uma experiência fantástica. Ver os locais por onde Nise andou e atuou como psiquiatra, ter conhecimento dessa atuação in loco, sentindo a energia do lugar que, apesar do peso, foi muito emocionante. Para ela, poder mergulhar na história, não tem preço.
“As exposições, os depoimentos, vídeos e imagens que foram expostas foram capazes de proporcionar uma experiência ótima, capaz de agregar conhecimento em minha bagagem acadêmica. Entender como as pessoas eram tratadas naquela época em que existiam manicômios, é de extrema importância para lutarmos pela causa da saúde mental. Essa visita reafirmou o quanto a nossa profissão, como futuros psicólogos, tem a grande responsabilidade e dever de lutar e cuidar para que isso não volte a acontecer na sociedade“, revela aluna Joyce Oliveira.
O acadêmico Robert Barbosa conta que foi fantástico e ao mesmo tempo emocionante conhecer um pouco mais de perto a realidade que viveu a grande Nise da Silveira.