Alunos de Ciência da Computação UNIFAGOC participaram da IX Maratona Mineira de Programação
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Os acadêmicos participaram de treinamento para a Maratona com o professor Joás Baía nos dias 7, 14 e 21 de maio.
Divididos em três equipes, Fifty Club, 4Bits e TriFarix, um grupo de alunos do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC participou no último sábado, dia 28 de maio, da IX Maratona Mineira de Programação (MMP) realizada no CEFET-MG, campus de Timóteo, no Vale do Aço (MG).
O evento visa desenvolver a capacidade dos participantes de trabalhar em equipe, além de solucionar problemas sob pressão e desenvolver novas soluções para problemas pertinentes ao software. Os competidores puderam interagir com empresas de software como Ambev Tech, Alphabot e Edgeuno. A participação dos alunos foi atividade de extensão realizada sob a supervisão do professor Joás Weslei Baia.
A equipe Fifty Club foi formada pelos alunos Thiago Moreira Batalha, Rafael Amancio da Silva, Vitória dos Santos Francisco e Rachel Braga Vecchi, a 4Bits foi composta pelos acadêmicos Pedro Basilio Coimbra Netto, Othon, Vinícius Teixeira Santos e João Augusto Ribeiro Borges e a TriFarix teve como integrantes os estudantes Gualter Albino de Souza Neto, Milene Aparecida de Sena, Marcos Paulo Vimieiro Silva e Luciano Carvalho Junior.
APRENDIZADOS
Pedro Coimbra, aluno do 3º período, conta que participou pela primeira vez do evento e que seu desempenho não foi o melhor, porém teve a oportunidade de adquirir muitos aprendizados.
“Acredito que é isso que vale, ganhei experiência. A experiência que adquiri foi a de fazer a validação das entradas de dados do problema em uma só etapa, me dei mal por conta de não fazer isso. A maratona foi incrível, todas as pessoas presentes eram incríveis e conseguiram tornar o ambiente extremamente divertido e descontraído”, relata Pedro.
Coimbra também conta que aprendeu que, a nível de competição, ainda não se considera preparado e que se deseja ganhar títulos terá que se preparar melhor para a próxima.
“O que mais me chamou atenção foi que diversas empresas grandes como Meta, Edgeuno e outras, estavam de olho para contratar pessoas ali. Não imaginava que a MMP chegava a esse nível. A importância de participar de eventos como esta é o networking, hoje o mundo é feito de conexões. Em eventos assim você vai ter a oportunidade de conversar com CEO de diversas empresas, alunos de outras instituições e professores”, destaca o aluno.
IMPORTÂNCIA
Joás explica que a importância de participar de eventos como esse, é o fato de desenvolver habilidade de trabalho em equipe e que os egressos das maratonas de programação têm sido contratados por empresas de alta tecnologia e, também, tornado empreendedores fundando Startups.
“Ter a experiência em Maratonas no currículo é um diferencial nos processos seletivos das empresas de software. Por fim, é um objetivo da maratona desenvolver, nos competidores, a capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas sob pressão e o desenvolvimento de novas soluções para problemas relacionados ao software”, aponta o professor.