Alunos e professor da Odontologia UNIFAGOC marcam presença em importantes eventos nacionais
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Em busca de mais conhecimento, professores e alunos do curso de Odontologia do UNIFAGOC marcam presença em grandes eventos nacionais relacionados ao universo odontológico.
No mês de abril, as acadêmicas Lorena Henriques Dias, Fabíola Medina e Gláucia Ruffato, acompanhadas do docente Braz Campos Durso, participaram do VI Congresso Brasileiro de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, em São Paulo.

Na ocasião, a aluna Lorena apresentou o trabalho Hipermobilidade Articular Generalizada com comprometimento da articulação temporomandibular: como detectar e conscientizar o paciente, de sua autoria e dos alunos, Fabíola Medina Costa Ferraz, Gláucia Ruffato Noé e os professores Marcelo de Carvalho, Liliane Pacheco de Carvalho e Braz Campos Durso.
“Esse é o congresso referência para quem atua em DTM e Dor Orofacial, sendo o maior congresso da área na América Latina. A temática foi bem diversificada abordando temas de grande complexidade clínica como os mecanismos da transmissão das dores orofaciais, métodos de intervenções nas desordens intra-articulares, bruxismo do sono e de vigília, entre outros de grande impacto na atividade clínica dos profissionais”, revela o docente.
Uma outra oportunidade foi o XIX Congresso Brasileiro do Sono, realizado em Goiânia em novembro de 2022, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Sono (ABS) e ocorre a cada dois anos. Desta vez, estiveram presentes o professor Braz Campos Durso e a aluna do curso de Odontologia do UNIFAGOC Isabel Lengruber Aguiar.

Na oportunidade, a estudante Isabel apresentou o trabalho intitulado Preliminary results on the prevalence of sleep disorders in man adults of Zona da Mata region of Minas Gerais state, de sua autoria, juntamente dos acadêmicos Ludiana Dias Coelho, Henrique Toledo Cardoso e dos professores Paulo Victor Teixeira Doriguetto, Everton Cocati Andrade, Marcelo de Carvalho, Liliane Pacheco de Carvalho e Braz Campos Durso.
“Dentro de uma odontologia moderna é importante também avaliar a qualidade do sono e detectar as possíveis consequências dessas alterações tanto na cavidade bucal como também na saúde geral do paciente. Esse trabalho demonstrou que muito ainda tem de ser feito para conscientizar a população com relação a importância do sono na vida das pessoas”, afirma Durso.
Ambos os trabalhos que foram explanados nos eventos surgiram de tópicos que são abordados tanto na teoria como nas atividades práticas na disciplina de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, ministradas pelo professor Braz Campos Durso.
“Os alunos participando desses congressos conseguem sentir a realidade do que é a atuação profissional da Odontologia, nas suas mais diversas áreas de atuação, se atualizando em conceitos e técnicas que serão fundamentais para sua formação de excelência. Terem trabalhos publicados e certificados de apresentação em congressos brasileiros é um grande diferencial para os alunos no seu currículo acadêmico”, destaca o profissional.
Ele ainda reforça o papel da direção da graduação, por meio da diretora Liliane Pacheco de Carvalho, que não mede esforços para que os discentes sejam incentivados na área científica e que possam mostrar os resultados das pesquisas e casos clínicos, atendidos na instituição, em congressos brasileiros.
