Ansiedade é tema de material desenvolvido por alunos da Psicologia UNIFAGOC
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Apresentar e esclarecer informações acerca da ansiedade, por meio de estratégias de enfrentamento e dicas de manejo para ajudar a lidar com uma crise é o propósito do ebook Querida Ansiedade, elaborado pelos alunos do décimo período do curso de Psicologia do UNIFAGOC Ana Luiza dos Santos, Dalila Nogueira Lopes, Jakelline Filgueiras, Laura Marcine Cruz Leite e Vivian Matias dos Anjos.
“Com a pandemia do COVID-19 aconteceram mudanças significativas na vida das pessoas e, consequentemente, houve um aumento do medo, das preocupações, da ansiedade e sofrimento psíquico. A ideia de criar esse ebook surgiu com a necessidade de levar informações sobre esses temas, com o intuito de promover saúde mental“, revelam os acadêmicos.
O ebook está disponível para a venda no site da Hotmart, neste link, por R$10.
Desenvolvido por meio do Grupo PemPsi, criado para o trabalho de conclusão de curso dos estudantes, o material apresenta temas como A Importância de Não Banalizar a Saúde Mental, O que é Ansiedade, Tenho um Bom Relacionamento com a minha Ansiedade?, Sintomas da Ansiedade, Enfrentando a Ansiedade, Enfrentando Com o Auxílio de um Plano de Ação e Técnicas de Relaxamento.
“Por ser um tema que também nos afeta, a experiência de produzir esse produto nos proporcionou além da expansão do conhecimento e práticas da Psicologia, a oportunidade de parar e refletir sobre nossas rotinas. O ebook, especialmente no momento pandêmico, através da psicoeducação proporcionará bem estar, acolhimento e qualidade de vida para as pessoas nos dias difíceis”, destacam os alunos.
A iniciativa é resultado da disciplina Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor e diretor da graduação, Alexandre Augusto Corrêa, que propõe aos alunos o desafio de criarem, de forma fictícia, e em grupo, suas empresas. Desde o início do ano, os estudantes se estruturam definindo os objetivos da empresa e as habilidades de seus membros. Feito isso, cada empresa apresenta um projeto formal de um produto, com análise de mercado, objetivo, público alvo, orçamento, mão de obra envolvida e plano de marketing. Com o plano aprovado no final do primeiro semestre, os alunos iniciam o segundo semestre com o produto pronto para divulgação, venda ou aplicação.
Nos primeiros meses, o trabalho é destinado a propaganda e marketing, construção de canais de divulgação e outras formas de distribuição do produto. Ao final, as empresas deverão mostrar, por meio de gráficos, o resultado alcançado.
“Esta atividade busca trazer para dentro da instituição a experiência que muitos discentes poderão vir a ter como empreendedores. Todos os produtos obrigatoriamente precisam estar relacionados a uma demanda que a Psicologia possa vir a trabalhar. Assim, além de proporcionar o espaço para o desenvolvimento de habilidades práticas em empreendedorismo, criatividade e inovação, a disciplina retoma conceitos, práticas e procedimentos específicos da psicologia como forma de apoio teórico dos produtos elaborados”, destaca o diretor.