Associação Andorinhas realiza exposição de artesanatos no campus do UNIFAGOC

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

O UNIFAGOC recebeu, na última terça-feria (12), a Feira de Artesanatos da Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas (ANDORINHAS). Na oportunidade, foram expostos e vendidos produtos confeccionados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III.

 

A iniciativa contou com a participação da enfermeira e responsável pelos projetos de reinserção social da Andorinhas, Sônia Márcia de Abreu, da profissional que é referência técnica dos serviços do CAPS, Geísa Aparecida Tavares e dos pacientes da instituição, Gilcelia Flauzino GermanoOnicio Ferreira da Silva Geraldo Higino.

 

De acordo com Sônia, a feira é resultado dos trabalhos que são feitos dentro do serviço CAPS. Por meio das oficinas, são confeccionados produtos em MDF, tecido, biscuit, feltro, bordado, pintura em tecido e material reciclável, com o objetivo de integrar os pacientes na sociedade.

 

Por meio destes produtos mostramos o que cada um é capaz de desenvolver sem focar no problema de saúde mental. Com o que arrecadamos, fazemos alguns projetos de reinserção e festas comemorativas. Quem adquire nossos produtos estará ajudando a fortalecer os vínculos afetivos, a aumentar a criatividade e a trabalhar a parte terapêutica com o paciente da saúde mental que não é trabalhada apenas com a medicação“, afirma a enfermeira.

 

Vale destacar que o UNIFAGOC já recebeu a exposição de produtos dos pacientes do CAPS outras vezes. Além disso, é um dos parceiros da associação e vem apoiando a entidade em diversas iniciativas como o projeto de agendas, a exposição Entre Ruas e Pincéis, entre outras.

 

O UNIFAGOC é um grande parceiro nosso e está sempre nos dando apoio, estrutura e nos atendendo com tudo o que precisamos. É muito importante termos a abertura de uma instituição como esta”, ressalta Sônia.

 

Associação ANDORINHAS

 
A Andorinhas é uma organização sem fins lucrativos e se dedica a projetos e ações de inclusão social por meio da arte, cultura e economia solidária de pessoas com transtorno mental e que fazem uso abusivo de drogas. Atua também como prestador de serviços de saúde no CAPS AD III em Ubá. Mais informações podem ser consultadas no site da instituição andorinhas.org.