Audiências Simuladas, Debate e Projeto Integrador marcam o fim do semestre do curso de Direito do UNIFAGOC
Publicado em 11/07/2024
por lsb
O fim do semestre do curso de Direito do UNIFAGOC foi marcado uma série de atividades práticas. Os alunos tiveram a oportunidade de participar de um Debate sobre vacinas obrigatórias e ressocialização dos presos, da simulação de uma Audiência Trabalhista e ainda puderam desenvolver cartilhas sobre o consumo consciente por meio do Projeto Integrador. Além disso, também teve a realização do tradicional Júri Simulado.
DEBATE
Realizado no auditório Ary Barroso, o debate abordou os temas A Obrigatoriedade da Vacina e a Ressocialização dos Presídios. Na oportunidade, os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam na disciplina de Nivelamento, Oratória e Argumentação Jurídica, ministrada pela professora doutora Elisângela Reis.
“Este tipo de atividade é muito importante porque faz com que os estudantes exercitem o poder da fala, o raciocínio lógico e o poder de convencimento frente ao público. Sem dúvida alguma, todos que participaram são vitoriosos, corajosos e demonstraram excelente aptidão para o exercício do Direito”, ressalta Elisângela.
AUDIÊNCIA TRABALHISTA SIMULADA
Idealizada pela Diretora da graduação, doutora Clarissa Machado, e organizada pelos professores doutor Bruno Squizzato e doutora Aline Magalhães, a audiência aconteceu no auditório Ary Barroso e reuniu alunos, professores e convidados que atuaram na simulação.
Participaram da audiência o servidor da Justiça do Trabalho de Ubá, Paulo Roberto de Oliveira, que atuou como o juiz da audiência e o advogado e professor do curso de Direito do UNIFAGOC, doutor André Squizzato, que auxiliou a equipe que representava a empresa reclamada. Também foram convidados os egressos da graduação Maria Paula Rodrigues Ferreira e Pedro Paulo Mendonça Toledo que auxiliaram os alunos na redação da peça processual.
O professor da disciplina de Direito Processual do Trabalho, doutor Bruno Squizzato, participou na audiência auxiliando a equipe que representava o reclamante.
“A atividade foi muito profícua! Demandou trabalho em equipe e permitiu que o conhecimento adquirido ao longo do curso fosse colocado em prática. A atividade é de extrema importância para preparação dos alunos para o exercício profissional, colocando-os em uma situação muito próxima à realidade, que demanda conhecimento técnico, raciocínio jurídico e postura condizente”, destaca Aline.
PROJETO INTEGRADOR
O Projeto Integrador do quarto período do curso teve como proposta o desenvolvimento de cartilhas. A ideia, elaborada junto ao Núcleo de Extensão do curso de Direito, visou integrar os conhecimentos de diferentes disciplinas que se relacionavam com as temáticas de Direito do Consumidor e do Consumo Consciente.
De acordo com o professor responsável, doutor Ivan Ramalho, foram estudados aspectos estruturais da economia atual, seu desenvolvimento ao longo da história, sobre consumismo e seu impacto, e, também, aspectos mais pragmáticos dos direitos do consumidor e do movimento consumerista no Brasil.
“Os alunos se engajaram muito positivamente, tanto na leitura dos textos propostos para fundamentar a argumentação, quanto na produção das cartilhas. Acredito que o conhecimento adquirido nesta atividade agrega, primeiro, como cidadãos, de entender que o consumo engendra consequências sociais, ambientais, etc e que essas consequências precisam ser compreendidas em uma profundidade acadêmica. Essa situação envolve diversas dimensões que eles, como futuros operadores do direito, precisam conhecer plenamente. E sobre as questões dos direitos do consumidor, extremamente importantes e que precisam, também, serem compreendidas à luz de uma nova realidade do consumo, como o consumo pela internet, por exemplo. Tentamos abordar todas essas questões ao longo da disciplina”, revela Ivan.
JÚRI SIMULADO
Os alunos do nono período do curso de Direito do UNIFAGOC realizaram mais um Júri Simulado, atividade que permite aos acadêmicos vivenciar a realidade jurídica. A iniciativa, que já se tornou tradição no calendário de atividades da graduação, permite que os alunos coloquem em prática os conteúdos abordados na disciplina de Prática Jurídica Simulada.
A simulação aconteceu no Tribunal do Júri no Fórum de Ubá, onde os estudantes, durante aproximadamente sete horas, puderam exercer os cargos de juiz, promotor, defensor público, acusado, testemunhas de acusação e defesa, serventuários da justiça, escrivão e policial militar, de um processo criminal real.
“A experiência do júri acredito ter sido indispensável para nossa vida acadêmica como uma verdadeira preparação para a prática profissional. Foi a primeira vez que muitos alunos tiveram contato com a dinâmica do júri e até mesmo com o local onde são realizadas as sessões na nossa cidade“, ressalta a acadêmica que participou da simulação Lara Druda Landy.
10 ANOS DIREITO UNIFAGOC
UNIFAGOC comemora, em 2021, 10 anos da autorização que recebeu do Ministério da Educação (MEC) para abertura do curso de Direito. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na Portaria nº 439, em outubro de 2011.
“Era uma ocasião que a gente já esperava há alguns anos, porque a cidade de Ubá realmente pedia por uma outra instituição que pudesse atender a demanda e ministrar o curso de Direito”, relembra a atual diretora do curso, Clarissa Machado Felício, que, na época, atuava como advogada da instituição de ensino e pôde acompanhar todo o processo de solicitação para a abertura da graduação.
Clarissa reforça que essa comemoração tem um “gosto especial” diante do crescimento que o curso teve ao longo dos anos.
“Não tenho medo de dizer que a nossa instituição possui o maior índice de aprovação na OAB da cidade; nossa biblioteca é altamente atualizada com exemplares de 2020 e 2021; temos trabalhos científicos indicados para publicação; os alunos devidamente alocados no mercado de trabalho em estágio e em oportunidades exclusivas do UNIFAGOC. Isso de fato concretiza que estamos no caminho certo”, afirma.

