Carreira abrangente: Conheça as áreas de atuação do nutricionista
Publicado em 11/07/2024
por lsb
O Nutricionista tem papel fundamental na transformação da relação das pessoas com os alimentos. Esse profissional domina o conhecimento científico sobre as propriedades nutritivas dos alimentos e a função deles em nosso organismo, orientando e alertando a sociedade sobre o que comer para manter a saúde e bem-estar.
Segundo a diretora do curso de Nutrição do UNIFAGOC, Thalita Azevedo, o nutricionista é o profissional de saúde capacitado a atuar com foco na segurança alimentar e na atenção dietética em várias áreas a fim de promover, manter e recuperar a saúde, além de ser fundamental na para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Deve ser, porém, sempre pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Para atuar como nutricionista, é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário, ainda, obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
“O preparo para boa vida profissional começa ainda na escolha de uma instituição de qualidade. O curso de Nutrição do UNIFAGOC acontece em ambientes com excelente infraestrutura“, destaca Thalita.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Nutricionista pode atuar nas áreas de nutrição clínica, indústria alimentícia, nutrição esportiva, nutrição infantil, nutrição aliada a estética, administração de unidades de alimentação e nutrição, saúde pública, marketing nutricional, assessoria, auditoria, consultoria, docência e pesquisa.
Thalita explica que a carreira em Nutrição é bastante abrangente e oferece ao profissional diversas oportunidades de trabalho como, gestão e supervisão do manuseio, armazenamento e preparo dos alimentos; criação de cardápios para empresas de diferentes segmentos; pesquisa e desenvolvimento de produtos para a indústria de alimentos; realização de testes culinários e controle de qualidade; prescrição de dietas e adaptação da alimentação de acordo com o tratamento médico de cada paciente; criação de dietas especiais, implementação e acompanhamento alimentar de atletas das mais diversas modalidades esportivas; participação em programas de educação alimentar, atenção básica e vigilância sanitária junto às comunidades.
“A taxa de empregabilidade na área de Nutrição é alta, a carreira é muito abrangente e oferece ao profissional diversas oportunidades de trabalho. Devido à crescente demanda, os nutricionistas estão se especializando em áreas cada vez mais direcionadas“, afirma a diretora.
Para conhecer mais sobre o curso de Nutrição, confira este e-book gratuito.