Ciência da Computação, Educação Física e Pedagogia UNIFAGOC recebem conceito 4 no CPC atribuído pelo MEC
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Em mais uma nota do Ministério da Educação (MEC) o UNIFAGOC chancela o ensino de qualidade ofertado aos alunos da instituição. Os cursos de Ciência da Computação, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura e Pedagogia foram avaliados com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A divulgação do resultado referente a 2021 foi divulgada pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em março deste ano.
Para uma melhor compreensão do CPC, foram listadas as fases que um curso de graduação é submetido até chegar ao conceito, confira.
MOMENTOS DE UMA GRADUAÇÃO
Quando é aberto um curso de graduação em uma instituição de ensino superior (IES), ele passa por algumas etapas. Abaixo, entenda os momentos que um curso superior vive.
- Autorização de Curso
Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a instituição depende de autorização do Ministério da Educação (MEC). A exceção são as Universidades e Centros Universitários, como é o caso do UNIFAGOC, que possuem autonomia e podem autorizar o funcionamento de um curso por meio de uma portaria própria da instituição, sem a necessidade da visita in loco do MEC para a autorização. Já no caso das faculdades, é necessário a visita in loco de uma comissão do MEC para que seja gerado um relatório, que é finalizado pelo Inep e encaminhado para o Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), que emite o parecer final divulgando se foi autorizado o curso.
No caso das graduações em Direito, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia de universidades e centros universitários, mesmo que a instituição tenha autonomia, necessitam do processo de autorização. Após a visita, é gerado o Conceito de Curso.
- Reconhecimento de Curso
Quando a primeira turma de um curso entra na segunda metade da carga horária, é chegada a hora da IES solicitar o reconhecimento de curso junto ao MEC. A avaliação é feita por uma comissão, por meio de uma visita in loco presencial ou virtual, que verifica se foi cumprido o projeto apresentado para a autorização. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.
No caso de reconhecimento, todas as instituições recebem a avaliação do MEC, seja universidade, centro universitário ou faculdade. Após essa visita, é gerado o Conceito de Curso (CC).
- Renovação do Reconhecimento
Para o processo de Renovação de Reconhecimento de Curso são consideradas as notas do Enade, o corpo docente, avaliado pelo Censo de Educação Superior, aspectos didáticos e pedagógicos e a infraestrutura, avaliados a partir do questionário respondido pelos estudantes que prestam o Enade. A renovação do reconhecimento de um curso é feita por parte do MEC e consiste no processo de revalidação da permissão para que a instituição continue ofertando a graduação. Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ou seja, a cada três anos.
É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar um ou dois serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de três dias. Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente terão visita in loco para este ato autorizado. Os cursos com conceito igual ou maior que três, tem renovado o reconhecimento de forma automática.
O QUE É CPC?
O índice tem por objetivo avaliar e conceituar o curso e, por consequência, a Instituição de Ensino, tendo por base o desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
DIFERENÇA ENTRE CPC E CC
O CPC é calculado com base em indicadores distribuídos em quatro dimensões. Sendo eles a nota do Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o corpo docente e a Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo.
Já o Conceito de Curso (CC) é gerado a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do MEC. Essa avaliação pode ser decorrente de processos de autorização, reconhecimento ou ou de renovação de reconhecimento de curso, caso o curso não tenha logrado êxito no SINAES.
COMO É CALCULADO O CPC?
-
Desempenho dos Estudantes (20%): mensurado a partir das notas dos estudantes concluintes do curso no Enade.
-
Valor agregado pelo processo formativo (35%): mensurado a partir do IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). Para esse cálculo é levado em conta o desempenho do aluno e suas características no momento em que entra e sai do curso e demais elementos variados que afetam o seu desempenho de estudante.
-
Corpo Docente (30%): baseado em informações obtidas a partir do Censo da Educação Superior sobre a titulação e o regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos avaliados. Aqui é levado em conta fatores como a proporção de mestres (7,5% do conceito), a proporção de doutores (15%) e a de professores em regime de trabalho parcial ou integral (7,5%).
-
Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo (15%): a partir das respostas do Questionário do Estudante (que os alunos preenchem durante o Enade). Nesse quesito são avaliados e levado em conta informações referentes à organização didático-pedagógica da IES, sua infraestrutura e instalações físicas e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO CPC?
O CPC é um dos indicadores mais importantes do Ministério da Educação, junto ao CC. Ele se estabelece por meio de uma lei do Sinaes, que é uma lei fundamental da Educação Brasileira.
Alcançando o CPC de 3 para cima, a renovação de reconhecimento do curso sai automaticamente. Isso significa que se o curso tiver CPC a partir de 3, não precisa acontecer uma visita in loco no campus para avaliar o curso e renovar o reconhecimento da graduação. As instituições podem ficar anos sem receber visita do ministério da educação apenas comprovando sua qualidade por meio do CPC.