Conheça o resultado dos trabalhos do Projeto Integrador IV do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Presente em todos os semestres, o Projeto Integrador é uma ação prática que une todos os conhecimentos das disciplinas que o aluno cursou naquele período com o objetivo de propor um produto, serviço ou solução para determinado tipo de problema pertinente a sociedade.
O Projeto Integrador IV, que foi administrado no semestre passado aos alunos do 4º período pelo professor do curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC Sergio Murilo Stempliuc, gerou resultados muito interessantes. Os trabalhos são intitulados: SetupMe, StudyBlog e ConheciBOT.
“As ideias sobre o Projeto Integrador IV surgiram dos próprios acadêmicos. Por serem estudantes já no quarto período, minha intenção foi trabalhar essa maturidade dos alunos. No entanto, eles deveriam desenvolver produto que envolvesse as demais disciplinas do semestre: Estatística, Inglês, Organização de Computadores, Sistemas Operacionais e Redes. E claro, algumas disciplinas acabam se destacando mais do que outras dentro do produto”, explica Sergio.
OBJETIVO
O professor conta que o objetivo da ação foi trabalhar com os alunos a parte de desenvolvimento de software dentro do que eles já conheciam do curso e daquilo que iriam pesquisar durante o semestre.
“Fui passando também a minha experiência para eles durante o semestre e orientando os trabalhos. Além também de ter realizado um trabalho individual com os alunos abordando o tema de Soft Skills”, relata o docente.
IMPORTÂNCIA
Sergio afirma que foi um semestre muito importante, pois exigiu empenho e maturidade por parte dos acadêmicos e que percebeu que saíram da disciplina com visão mais profissional do desenvolvimento de software, entendendo melhor os termos utilizados na área e com espaço maior para colocar em prática o desenvolvimento em cima de algo que eles mesmos escolheram fazer.
“Os alunos contribuíram diretamente para comunidade uma vez que o software deles foi publicado na internet. Inclusive com o código fonte disponibilizado na rede. Eu avalio como bom o engajamento dos alunos, de modo geral foram se interessando cada vez mais pelo projeto ao longo da atividade”, aponta Stempliuc.
SETUPME
Desenvolvido pelos alunos Víctor Paiva da Silva Amaral, Ramon Elias Costa, Lucas Parreira Filgueiras e Maxsuel Matilde Marques, o Projeto SetupMe tem como intuito auxiliar os usuários leigos em montagem de computadores a escolher as melhores peças para suas respectivas necessidades: estudos, trabalho ou para jogos.
“A ideia do Projeto se deu a partir do fato de várias pessoas virem me falar: ‘Lucas, estou precisando de computador para estudar ou para poder jogar’. Aí surgiu a ideia de fazer um site de montagem de computadores para pessoas mais leigas no assunto, de acordo com suas necessidades”, explica Filgueiras.
Além de ajudar a montar uma máquina ideal, também apontarão o atual preço das peças no mercado para que assim, os usuários possam decidir se a montagem é viável financeiramente ou não.
“O desenvolvimento do projeto foi tranquilo, durante o processo tivemos a ideia do simulador também, onde a pessoa consegue escolher as peças que ela quer para montar seu próprio computador”, conta Lucas.
Os alunos afirmam que o objetivo é oferecer para os usuários um site simples para uso, simplificando ao máximo as escolhas de montagem e também proporcionar entendimento base sobre Hardware. Para isso, o site conta com simulador onde o usuário poderá montar o seu computador, de forma simples e com base nas recomendações de peças ideais. Confira mais detalhes sobre o Projeto AQUI.
“Adquiri muitos aprendizados. Não só em questão de construção de site, mas as tecnologias que envolvem o desenvolvimento e as experiências de como trabalhar em equipe para construir essa parte do site. A ideia do projeto é envolver as matérias que temos ao longo do semestre, então acabou me ajudando”, relata Lucas.
O aluno afirma que a experiência de trabalhar em equipe para realizar projeto como este foi muito importante e que o resultado foi satisfatório, pois conseguiram cumprir todas as suas expectativas e o que se propuseram a fazer desde o começo.
“Em nosso grupo tinham quatro pessoas, então ficavam duas fazendo a parte visual, do design, onde o usuário iria mexer no site, e os outros dois responsáveis pela parte onde ficavam as informações, o banco de dados. Com isso tivemos que ficar em uma sincronia muito boa, o que me ajudou a melhorar muito o trabalho em equipe, fora todos novos conhecimentos que adquiri sobre desenvolvimentos de sites”, destaca Lucas.
STUDYBLOG
O Projeto StudyBlog, realizado pelos alunos Victor Gabriel Modesto Gazolla, William Gravina Gonçalves e João Pedro Thinassi Carneiro, é um sistema que distribui conteúdos filtrados e de qualidade, para que usuários possam ter boa experiência de estudo, sem a preocupação de estar consumindo algo que não esteja correto, assim, mantendo a segurança do conteúdo e do usuário sobre as informações disponibilizadas no site.
“No início do período o professor Sergio, responsável pelo projeto, conversou com os grupos sobre possíveis ideias de projetos que poderiam contribuir com algo no futuro e em como criar projeto que integrasse todas a matérias estudadas para gerar um produto com o aprendizado do semestre. Também a ideia de criar sistema que ajude pessoas a entender sobre determinado assunto”, relata Victor.
Os alunos explicam que o Projeto tem o objetivo de auxiliar os usuários interessados em conteúdo sobre estudos a achar artigos organizados e bem explicados, o que proporciona a qualidade de materiais de leitura na internet com filtragem de conteúdos mantendo segurança para o site.
“O nosso grupo percebeu a dificuldade de encontrar conteúdos de boa qualidade e sem custo, materiais de leitura focados no ensino. A partir da ideia que foi escolhida nós começamos a planejar como seria desenvolvido e implementamos o projeto com o conhecimento que foi adquirido ao longo do semestre”, explica Gazolla.
Além disso, cada artigo é verificado por revisor antes de postado e ajuda os usuários a solucionar dúvidas sobre determinados assuntos que serão abordados no artigo, onde todos serão explicados de forma clara e de fácil entendimento do leitor, com o objetivo de deixar a internet mais segura em relação a materiais de estudo, onde usuários possam buscar por artigos e ler o último artigo acessado. Confira mais detalhes sobre o Projeto AQUI.
Victor afirma que o resultado do trabalho foi satisfatório, pois conseguiram implementar o que tinham em mente, gerando satisfação. Segundo o acadêmico além de poder auxiliar outras pessoas, o Projeto auxiliou também os integrantes do grupo.
“Consegui adquirir bom conhecimento que me ajudou a ingressar no mercado de trabalho, a cada dia aprendia algo que complementava o aprendizado anterior. Essa atividade ajudou de forma inimaginável, ganhei boa base no desenvolvimento web, enfrentando problemas, entendendo sobre eles e tendo a satisfação de resolve-los. Consegui perceber que a dificuldade que eu tinha era apenas por não tentar”, conclui Victor.
CONHECIBOT
O Projeto ConheciBOT foi feito pelos alunos Gustavo Tartaglia, Pietro Leite, Matheus Drumond e Gabriel Vieira, e teve como principal idealização o estudo de linguagens de programação, conhecimento de áreas profissionais como o front e back-end e gestão de grupo.
“A ideia veio das nossas experiências com inteligência artificial, então decidimos fazer uma ‘pesudo-ia’, um chatbot bem básico que responderá as perguntas dos usuários. Como a ideia do Projeto Integrador é integrar as matérias que estudamos no período, nosso foco foi com que o bot responda as perguntas de acordo com a matéria do semestre correspondente”, explica Gabriel.
Os alunos contam que o grupo foi dividido em duas vertentes, duas pessoas para o front-end e duas pessoas para o back-end, baseado no interesse de cada integrante. Além disso, afirmam que o projeto foi feito em colaboração com outro grupo que desenvolveu o próprio site, fundamental para que o bot receba as informações corretas, melhorando a experiência do usuário.
“Ao longo do projeto nosso grupo estudou front-end, HTML, CSS e suas frameworks, back-end, JavaScript e Python, e como desenvolver API’s de integração entre o Bot, o site e um banco de dados externo. O resultado foi bastante satisfatório, conseguimos fazer o que tínhamos em mente, e o produto final foi um chatbot competente”, relata Vieira.
O ConheciBOT tem como objetivo criar meio de ajudar os estudantes de forma mais dinâmica durante o seu processo de estudos e busca de materiais. Para isso, os integrantes do grupo decidiram criar um chatbot que consegue conversar e entregar materiais relacionados ao que foi pedido pelo usuário, de modo a emular a interação entre estudante e professor. Além disso, o bot estaria hospedado em seu próprio site, contendo informações sobre si mesmo e sobre o projeto. Confira mais detalhes sobre o Projeto AQUI.
“Os Projetos Integradores em todos os semestres foram bastante importantes para mim e para meus colegas de grupo, antigos e atuais. É uma matéria que nos dá liberdade de fazer o que desejamos e da forma que desejamos. No ConheciBOT fomos muito além e mexemos com tecnologias que eram, pelo menos para mim, abstratas. Então, estudá-las foi bastante importante para todos do grupo, pois cada um se identificou com certo tipo de desenvolvimento, nesse caso o Front-end e o Back-end”, ressalta Gabriel.