Copade UNIFAGOC promove palestras para alunos que farão Enade 2021

Publicado em 11/07/2024
por lsb

Os alunos dos cursos de Ciência da ComputaçãoEducação Física Pedagogia do UNIFAGOC participaram de uma preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As palestras foram realizadas pela Comissão Permanente de Avaliação Docente (COPADE).

 

Nos dias 06 e 20 de outubro, a mestre em Estudos Literários e professora de Língua Portuguesa e Redação, Rosana de Paula Firmiano ministrou uma oficina de interpretação construção de texto para as questões voltadas para o Enade.

 

 

Já no dia 25 de outubro, o pró-reitor financeiro e administrativo e professor do UNIFAGOC, Leonardo Parma conversou com os alunos sobre temas da atualidade e conhecimentos gerais que poderão ser questões do Enade.

 

 

De acordo com a representante do Copade, Tatiana Costa Coelho, a comissão identificou que os alunos necessitavam de um reforço na construção de argumentos de textos e, principalmente, na interpretação de textos.

 

Foi realizado um projeto com professores que são referências nesses assuntos para que desenvolvessem com os alunos que irão fazer o Enade neste ano, a fim de verificar e acompanhar o desenvolvimento. A partir daí foram identificados alguns problemas e para sanar, desenvolvemos esse projeto. Ao fazer as oficinas, o discente está se preparando não só para o Enade, mas também para para outras avaliações como concursos e se desenvolver como cidadão crítico”, destaca Tatiana.

 

Além disso, outras ações ainda serão realizadas pelo Copade UNIFAGOC até a data da prova.

 

A edição deste ano acontece no dia 14 de novembro (domingo). A prova aconteceria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia da COVID-19.

 

É importante lembrar que os acadêmicos inscritos no ENADE devem preencher, até o dia 13 de novembro, o Questionário do Estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Por meio deste formulário, o aluno terá acesso ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante. Aqueles que não preencherem serão considerados em situação irregular.

 
A participação do aluno é indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, ou seja, aquele que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade.