Egresso da Ciência da Computação do UNIFAGOC conta sobre sua vivência acadêmica, profissional e ainda deixa dicas para os alunos
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Graduado no curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC no ano de 2020, Mateus Cirino Silva trabalha há aproximadamente três anos na área de Tecnologia da Informação. O ex-aluno divide as suas vivências acadêmicas, no mercado de trabalho e também dá dicas para os estudantes ainda em formação.
Mateus conta que sempre gostou de lidar com computadores e de praticar web design e por isso surgiu o interesse em cursar graduação nessa área, mas além disso, também tinha como prioridade ficar próximo de sua minha família, então, a Ciência da Computação era o único curso por perto que mais o agradava naquele momento.
“Conheci o UNIFAGOC por meio da edição da Game Party que o Muca participou. Gostei bastante do ambiente também”, afirma Mateus.
VIVÊNCIA ACADÊMICA
O ex-aluno diz que sua trajetória na instituição foi bem legal e que grande parte das teorias e técnicas que utiliza em seu trabalho hoje aprendeu durante a graduação. Além disso, conheceu vários amigos durante a formação no UNIFAGOC.
“Desenvolvi senso crítico para a identificação e resolução de problemas de forma lógica. Além do conhecimento que adquiri e principalmente dos incríveis professores que tive o prazer de ter, os quais, inclusive, considero como amigos, tive ótima vivência acadêmica. Tanto com os meus amigos quanto com os meus professores que considero muito, sem exceção”, lembra o egresso.
MERCADO DE TRABALHO
Mateus conta que sua inserção no mercado de trabalho se deu por meio de estágio na área de desenvolvimento e seu atual trabalho, na empresa Projetus Tecnologia da Informação onde está há quase dois anos, seguiu nessa mesma linha de atuação.
“Minhas vivências profissionais foram muito boas! Passei por duas empresas em que tive muitos desafios, o que me fez crescer e ver as coisas de outras formas. Quanto as equipes que passei, ambas foram incríveis comigo. Também não posso esquecer de mencionar que o primeiro emprego foi em estilo híbrido, ou seja, três dias no escritório e dois dias trabalhando de forma remota. Meu atual emprego é totalmente remoto, esse estilo de trabalho é com certeza o ponto mais forte para mim em relação a qualidade de vida, pois consigo aproveitar muito mais o meu tempo”, destaca Mateus.
O egresso afirma que vê o mercado de trabalho para o profissional formado em Ciência da Computação como ótima carreira para quem tem interesse, com várias possibilidades, mesmo tendo requisitos pouco elevados, é uma profissão onde existem excelentes oportunidades, além de bons salários.
Sobre os próximos passos na carreira, o Cientista da Computação conta que vai “Aplicar o que aprendi e evoluir no dia a dia do trabalho, sem pressa”.
DICAS
Mateus deixa como dica para os alunos que ainda estão em formação no curso de Ciência da Computação do UNIFAGOC, que tentem aprender os conceitos que são passados no curso e que tenham calma, pois hoje são anunciadas muitas novidades que exigem conhecimento muito avançado em coisas que ainda não se solidificaram no mercado, criando certa ansiedade e sentimento de pressa em aprender tudo ao mesmo tempo.
“Tente aprender o conteúdo no seu ritmo, peça ajuda quando não souber, ajude quando perceber que alguém precisa e, principalmente, não se compare com o avanço dos outros”, conclui o ex-aluno.