Egresso e ex-coordenador de TI do UNIFAGOC fatura mais de R$ 1 milhão com Startup de metodologia de atendimento digital

Publicado em 11/07/2024
por lsb
Constituída em 2018 por Romulo Balga, a Maxbot é plataforma de gestão e atendimento que visa auxiliar o atendimento ao cliente e equipe de vendas via WhatsApp.

Romulo Balga – Mateus Rabel e Rodrigo Leite Gomide – da Maxbot (Foto Divulgação).

 

Rodrigo Leite Gomide se formou no curso de Jornalismo do UNIFAGOC em 2007, foi coordenador do setor de TIpós-graduou em Gestão e Manutenção de Tecnologia da Informação, lecionou na Instituição e é um dos empreendedores da Maxbot, empresa recentemente citada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que noticiou a marca de R$ 1 milhão de faturamento atingida pelo negócio em 2021.

 

O empreendedor explica que Maxbot é uma metodologia de atendimento digital, que disponibiliza plataforma web para que os atendentes possam realizar o atendimento de centenas de pessoas de forma simples, rápida e eficiente, com segurança jurídica.

 

“Não basta apenas conversar com os clientes, é preciso conversar do jeito certo, sem causar problemas legais para a empresa. Um atendimento mal feito no WhatsApp pode acarretar processo por danos morais para empresa caso ele não seja feito de forma profissional. Muitas empresas querem ir para o digital, vender e atender pelo WhatsApp, mas não sabem as implicações legais que vêm junto. Uma equipe de atendentes mal treinada, pode vir a falir a empresa”, comenta Gomide.

 

UNIFAGOC

 

Rodrigo afirma que o seu vínculo, acadêmico e profissional, com o UNIFAGOC contribuíram para essas conquistas, pois todo conhecimento de comunicação social foi usado na criação de interfaces inteligentes, simples de usar e de fácil compreensão.

 

“A experiência à frente do setor de TI do UNIFAGOC me deu conhecimento para saber lidar com as exigências do dia-a-dia. A pós-graduação consolidou meus conhecimentos e abriu minha mente para novas possibilidades. Todo conhecimento que se adquire na vida leva você a um resultado. Nada é perdido. E todo conhecimento contribui para o seu sucesso”, assegura o egresso.

 

TRAJETÓRIA UNIFAGOC

 

Rodrigo conta que no começo do UNIFAGOC, quando foi criado o setor de TI, foi convidado pelo professor Marcelo Andrade para realizar alguns serviços pontuais de tecnologia para a Instituição.

 

“Ele ainda não era diretor na época, com o passar do tempo acabei sendo convidado para coordenar o setor de TI onde atuei por muitos anos. Foi quando surgiu o sistema Pandora, que integrava todo o sistema acadêmico e financeiro da instituição”, relembra o empresário.

 

Depois de dois anos, Rodrigo ingressou no curso de Jornalismo e conta que foi o criador do programa Visão Plural, veiculado na TV local de Ubá na época e que após concluir o curso de Jornalismo, começou a pós-graduação em Gestão e Manutenção de Tecnologia da Informação, também na Instituição.

 

“Concluindo o curso surgiu a oportunidade de lecionar a disciplina de Introdução à Computação. Na metade do ano em que lecionava para a faculdade, acabei recebendo oferta para assumir um cargo de tecnologia na Energisa SA, onde trabalhei até 2016”, aponta o ex-aluno.

 

LINHA DO TEMPO

 

Rodrigo diz que em 2016 voltou para Viçosa/MG e acabou conhecendo Rômulo Balga, que o apresentou projeto de tecnologia bem desafiador e se tornou sócio da Theriontec Sistemas Inovadores Ltda.

 

“Criamos um sistema de gestão de produção industrial em tempo real chamado Prodfy. Esse sistema acabou sendo usado por várias empresas de celulose como Fibria, Suzano e Veracel. Ele ainda está em atividade até hoje. A empresa já trabalhava com automação para comércio eletrônico, desenvolvendo sites para e-Commerce e prestava consultoria técnica para empresas pelo SEBRAE”, comenta o empreendedor.

 

Em 2018, Gomide explica que criaram sistema de atendimento digital para os seus clientes, que acabou se tornando uma StartUp, a Maxbot Atendimento Digital e que em 2019 ela foi acelerada pelo programa Lemonade Ultra, ficando em segundo lugar.

 

“Em fevereiro de 2020 iniciamos as vendas da primeira versão do Maxbot, em plena pandemia. Com as empresas tendo a necessidade urgente de irem rapidamente para o digital, a Maxbot teve um crescimento vertiginoso. Em 2020 a Venture Builder FCJ Triângulo, do grupo FCJ, se tornou sócia da empresa, trazendo ainda mais capilaridade, network e organização para a Maxbot, nos conectando com vários parceiros e clientes. Terminamos o ano de 2020 faturando mais de 200 mil reais”, aponta Rodrigo.

 

O empresário conta que em 2021 foram acelerados pelo programa SEED onde a empresa teve a oportunidade de expandir ainda mais sua rede de relacionamentos e organizar a casa para expansão.

 

Fizemos um piloto com a Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), onde resolvemos o problema da demora no atendimento. A JUCEMG tinha média de atendimento de uma semana, com resolução de problemas para o cliente final de até 3 semanas. Com a implementação da metodologia Maxbot, o atendimento foi reduzido para menos de um minuto, com resolução de problemas em até 48 horas. Atualmente a JUCEMG realiza mais de 3 mil atendimentos por semana utilizando a Maxbot com equipe enxuta. Em 2021 nosso faturamento ultrapassou 1 milhão de reais, R$1.056.777,79“, destaca Gomide.

 

Neste ano de 2022, Rodrigo afirma que a Maxbot está focada em expansão de mercado e que vão ampliar seus canais de comunicação digital e aumentar o leque de integrações nativas da plataforma.

 

O sistema foi traduzido para o inglês e para o espanhol e estamos iniciando o processo de internacionalização. A Maxbot já tem clientes no mundo todo, mas vamos começar a nossa expansão para o Peru, Estados Unidos, Portugal, Finlândia, Moçambique e outros, onde teremos representação local da empresa por meio de parceiros. Já faturamos mais de 800 mil esse ano de 2022 e tudo indica que vamos superar o faturamento do ano passado“, aponta o empresário.

 

MAXBOT

 

Rodrigo explica que a Maxbot é uma metodologia de atendimento digital e que treinam a equipe de atendimento de seus clientes para realizarem atendimento no mundo digital, é disponibilizada plataforma on-line onde os atendentes podem concentrar todo o atendimento da empresa em um só lugar.

 

Segundo Gomide os atendentes têm acesso a um chat onde enxergam os chamados dos clientes de diferentes origens, seja Chat Web do site, WhatsApp da empresa, Telegram, etc, tudo fica concentrado num painel de atendimento onde os atendentes podem conversar e interagir com os contatos. Os robôs de atendimento realizam o atendimento inicial, mostrando mensagem de boas-vindas e um menu de opções interativo.

 

O contato pode obter informações automatizadas, obter segunda via de boleto de pagamento, pegar documentos sigilosos mediante validação de senha ou CPF/CNPJ, pode navegar por sub menus, que apresentam novas opções e também solicitar falar com um atendente. O Maxbot cria um protocolo, gerencia a fila de espera, e coloca o contato faltando com o atendente. Todo o diálogo é registrado no Maxbot, de forma estruturada de maneira a conferir segurança jurídica ao atendimento, tanto para a empresa quanto para o contato“, explica Rodrigo.

 

O empresário conta que o Maxbot possui controle de fluxo de processos que pode ser configurado para controlar qualquer tipo de fluxo e que os clientes usam o controle de fluxo para criar controle de CRM, fluxos internos da empresa e mais.

 

Temos faculdades que controlam as fichas dos alunos, agrupando em salas e disciplinas. Temos clientes que usam o controle de fluxo para gerenciamento de projetos e demandas, internas e de seus próprios clientes, por exemplo. Além disso temos automações que ligam o Maxbot com o sistema da empresa, permitindo que no kanban do controle de fluxo seja mostrado o fluxo de atendimento que está ocorrendo na empresa como um todo ou simplesmente conferindo interface gráfica para mapeamento dos processos internos da empresa“, comenta o ex-aluno.

 

Segundo Rodrigo o Maxbot também é usado para comunicação da empresa com seus funcionários, automatizando o envio de RPAs/Holerites, permitindo aos funcionários obterem informações pessoais mediante validação de dados de autenticação.

 

Basicamente, criamos automação robotizada para simplificar e agilizar o atendimento da empresa para seus clientes e seus funcionários. Também automatizamos o processo de cobrança de forma inteligente. O Maxbot se conecta com o sistema da empresa, baixa as cobranças existentes e dispara mensagens de WhatsApp/E-mail/SMS para os clientes. Manda mensagens de aviso quando o pagamento for detectado, envia mensagens com nota fiscal e até mesmo avisos lembrando de pagamentos vencidos, o que diminui bastante a inadimplência“, descreve o empreendedor.

 

VISÃO

 

artigo recém-publicado na Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, citou Rodrigo como a pessoa que influenciou uma transformação no negócio e o empresário conta como foi sua chegada a esse projeto.

 

Quando criança, pedi ao meu pai um piano, queria ser pianista. Acabei ganhando um computador e me apaixonando por tecnologia, sempre trabalhei com isso. Na Energisa eu trabalhava com desenvolvimento de aplicativos móveis e integrações de serviços web. O foco era sempre em larga escala, pois os sistemas tinham que atender milhares de pessoas em quatro estados“, relembra Gomide.

 

O empreendedor diz que quando resolveu criar sua própria empresa e trabalhar para si, se mudou para Viçosa/MG e entrou como sócio de Rômulo Balga na Theriontec Sistemas Inovadores.

 

A empresa tinha alguns projetos desafiadores que até então estavam engavetados por que não encontravam ninguém capaz de executá-los. Sempre gostei de desafios e a proposta que o Rômulo me mostrou era bem interessante. Começamos a trabalhar e colocar esses projetos para rodar. Um deles foi o Maxbot Atendimento Digital, que acabou se tornando uma Startup e é a que está em franco crescimento“, relata o empresário.

 

DIFERENCIAIS

 

Um dos principais diferenciais da Maxbot, segundo Rodrigo, é que a Startup realiza o treinamento dos atendentes, capacitando a equipe a realizar atendimento profissional, de qualidade, de acordo com o código de defesa do consumidor, dentro da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de acordo com as leis brasileiras. Cuidados que garantem segurança jurídica à empresa, permitindo que a mesma cresça de forma sustentável e com segurança.

 

Temos clientes que nos relatam aumento acima de 30% nas vendas, depois que a metodologia Maxbot foi aplicada. Como o atendimento eficiente e de qualidade é um grande problema no Brasil, as empresas que proporcionam experiência de qualidade no atendimento, acabam fidelizando os clientes e estes, por sua vez, fazem propaganda gratuita, recomendando aos familiares, parentes e amigos. O Maxbot foi desenvolvido pensando na pessoa que está sendo atendida, focado em resolver o problema do indivíduo. Isso se reflete na satisfação do cliente“, destaca o ex-aluno.

 

Gomide conta que a Maxbot hoje tem clientes em todo o Brasil e já tem clientes até em outros países como Peru, Estados Unidos, Portugal, Angola, Moçambique, Japão e Finlândia e que são brasileiros que prestam serviço para outros países e usam o Maxbot como plataforma de atendimento.

 

Com a minha experiência com sistemas corporativos complexos, integrações múltiplas entre sistemas e integração com vários bancos de dados, fui capaz de criar tecnologia que automatiza toda a operação, permitindo fazer mais com menos recursos e pessoal. Essa economia é repassada aos nossos clientes, permitindo ter plataforma robusta, segura e de alta capacidade, num custo baixo e acessível“, aponta o empresário.

 

FUTURO

 

Segundo Rodrigo os próximos planos da Maxbot são, ainda em 2022implementar integração com o Facebook Messenger e Instagram, a plataforma vai passar a disparar mensagens de SMS também, além de lançar o módulo de Cobrança Inteligente que vai permitir enviar mensagens de WhatsApp/SMS/Email aos clientes, enviando a cobrança às pessoas e avisando quando a cobrança vencer e ainda não estiver paga. Tal ação diminui bastante a inadimplência e facilita a vida do empresário na tarefa mensal de cobrar e avisar aos clientes dos prazos e datas de vencimento.

 

O empresário conta que a plataforma foi traduzida para o Inglês e para o Espanhol e vão começar o processo de internacionalização com parceiros no Peru e Portugal até o final do ano, e que em 2023 irão para os Estados Unidos, Finlândia, Moçambique e Índia.

 

Novas integrações serão incluídas na plataforma, como SAP e TOTVS. Novas automações para captura de dados e integração dos robôs de atendimento com sistemas internos das empresas está em andamento. E em 2023 vamos focar bastante no comercial para escalarmos as vendas e aumentar o market share da empresa. E o Maxbot passará a ter também a possibilidade de ligação voz via VOIP para aparelhos fixos e celulares, entrando no mercado de Call Centers“, completa Gomide.