Entenda como funciona a cota para PCD no Prouni
Publicado em 11/07/2024
por lsb

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. Entre as cotas no processo de seleção do benefício existe uma direcionada a pessoas com deficiência (PCD).
Nessa modalidade, as pessoas com deficiência não precisam atender os requisitos relacionados à escolaridade pública ou como bolsista em colégios particulares. Porém, elas devem se enquadrar nos demais critérios: não ser portador de diploma de curso superior e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o edital do Prouni, divulgado em 26 de janeiro, considera-se pessoa com deficiência o candidato que atenda aos parâmetros e padrões analíticos internacionais estabelecidos pela Linha de Corte do Grupo de Washington de Estatísticas sobre Deficiência, que compreende os indivíduos que respondam ter “Muita dificuldade” ou “Não consegue de modo algum” em uma ou mais questões apresentadas no questionário do último Censo referente ao tema.
Para se inscrever no Prouni como PCD não é necessário apresentar nenhuma documentação comprovando. Os documentos são entregues apenas se o candidato for selecionado e convocado, devendo apresentar um laudo médico que comprove sua condição.
As inscrições para o Prouni poderão ser feitas entre 28 de fevereiro e 03 de março. Os resultados da 1ª chamada serão divulgados de 07 a 16 de março e os da 2ª chamada, de 21 a 30 de março. Essa edição do Prouni considerará as notas do Enem de 2021 e 2022.
No UNIFAGOC, haverá vagas do Prouni na modalidade PCD para os cursos Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física – bacharelado, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Medicina. As documentações comprobatórias poderão ser enviadas pelo e-mail prouni@unifagoc.edu.br.

