I Semana Acadêmica da Medicina UNIFAGOC conta com mais de 300 inscritos

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

A primeira Semana Acadêmica do curso de Medicina do UNIFAGOC (SAMED) contou com cerca de 350 inscritos. Entre os participantes tiveram alunosprofessores e profissionais reconhecidos no cenário médico nacional, que se reuniram no campus do Centro Universitário ubaense, nos dias 13 e 14 de maioO objetivo foi promover um momento acadêmico-científico com a difusão do conhecimento e atualização no âmbito da Medicina.

 

O idealizador da iniciativa e acadêmico da faculdade médica, Braulio Cruz, afirma que a proposta foi entregar algo que fosse diferente do que já acontece rotineiramente na instituição e oferecer uma experiência para as pessoas presentes.

 

O evento foi feito para o público e pelo público, que é de 90% de estudantes de medicina, para que eles tirassem o maior proveito disso. Organizamos com o maior carinho e dedicação para ser realmente diferenciado, então que fique essa experiência. O apoio do UNIFAGOC foi essencial, se não fosse a instituição, nada disso seria possível“, ressalta Braulio.

 

O médico e diretor da graduação, doutor Filipe Moreira de Andrade, destaca que a SAMED demonstrou a força do curso por meio dos alunos, proporcionou um treinamento extra para os estudantes e teve um papel muito relevante de motivação.

 

Para todo o corpo diretor da nossa escola é um orgulho imenso termos a primeira semana acadêmica, um evento em Ubá, no interior de Minas Gerais, para mais de 300 pessoas. Acredito que foi um sucesso e nós esperamos repeti-la rotineiramente, a partir de agora“, revela o diretor.

 

No primeiro dia, os inscritos puderam participar das palestras sobre Humanidades MédicasSíndrome de Burnout e Mindfulness; Formação Médica e Saúde Mental do Estudante de Medicina e Como Tomar Decisões Difíceis no Exercício da Medicina, que foram ministradas pelos médicos doutor Bruno Farnetano, doutor Alex de Oliveira, doutor Ricardo Bastos e doutor Cristiano Valério, respectivamente.

 

Os workshops oferecidos no dia 13 (sexta-feira) abordaram técnicas como a de Manejo de Via Aérea e Intubação Traqueal, pelo professor doutor Filipe Moreira de Andrade; Sutura e Nós Cirúrgicos, pelo professor doutor Luiz Felipe Lopes e Ultrassonografia em Emergência e Trauma, pelo professor doutor Ronaldo Afonso Torres.

 

 

As palestras do segundo dia trataram os assuntos TDH – O Transtorno da Década; Humanização na Ginecologia e Obstetrícia – Parto Humanizado e Como Montar seu Currículo dos Sonhos para a Residência Médica, explanados pelos doutores Márcia Oliveira, Karine Iasbik e Tiago Stanley, respectivamente. O dia também contou com a participação de acadêmicos, egressos e residentes que foram convidados para uma mesa redonda com o palestrante doutor Tiago Stanley.

 

Ainda, os representantes da IFMSA Bárbara Cabral e Lucas Benício falaram sobre IFSA e DENEM – O que Cada Organização Oferece ao Estudante de Medicina. Também foi realizada uma exposição dos trabalhos científicos que foram selecionados no processo de submissão.

 

Os doutores Álvaro RivelliMara Lúcia F. L. e SilvaRenato Gomes Pereira e Pedro Henrique D. C. Ribeiro, foram os responsáveis por explicar as práticas ensinadas nos workshops, promovidos no sábado (14), Acesso à Via Aérea na Urgência e Emergência; Eletrocardiograma: Realização e Interpretação de Traçados; Sutura e Nós Cirúrgicos e Suporte Básico de Vida, respectivamente.