I Semana Acadêmica da Medicina UNIFAGOC conta com mais de 300 inscritos
Publicado em 11/07/2024
por lsb
A primeira Semana Acadêmica do curso de Medicina do UNIFAGOC (SAMED) contou com cerca de 350 inscritos. Entre os participantes tiveram alunos, professores e profissionais reconhecidos no cenário médico nacional, que se reuniram no campus do Centro Universitário ubaense, nos dias 13 e 14 de maio. O objetivo foi promover um momento acadêmico-científico com a difusão do conhecimento e atualização no âmbito da Medicina.
O idealizador da iniciativa e acadêmico da faculdade médica, Braulio Cruz, afirma que a proposta foi entregar algo que fosse diferente do que já acontece rotineiramente na instituição e oferecer uma experiência para as pessoas presentes.
“O evento foi feito para o público e pelo público, que é de 90% de estudantes de medicina, para que eles tirassem o maior proveito disso. Organizamos com o maior carinho e dedicação para ser realmente diferenciado, então que fique essa experiência. O apoio do UNIFAGOC foi essencial, se não fosse a instituição, nada disso seria possível“, ressalta Braulio.
O médico e diretor da graduação, doutor Filipe Moreira de Andrade, destaca que a SAMED demonstrou a força do curso por meio dos alunos, proporcionou um treinamento extra para os estudantes e teve um papel muito relevante de motivação.
“Para todo o corpo diretor da nossa escola é um orgulho imenso termos a primeira semana acadêmica, um evento em Ubá, no interior de Minas Gerais, para mais de 300 pessoas. Acredito que foi um sucesso e nós esperamos repeti-la rotineiramente, a partir de agora“, revela o diretor.
No primeiro dia, os inscritos puderam participar das palestras sobre Humanidades Médicas; Síndrome de Burnout e Mindfulness; Formação Médica e Saúde Mental do Estudante de Medicina e Como Tomar Decisões Difíceis no Exercício da Medicina, que foram ministradas pelos médicos doutor Bruno Farnetano, doutor Alex de Oliveira, doutor Ricardo Bastos e doutor Cristiano Valério, respectivamente.
Os workshops oferecidos no dia 13 (sexta-feira) abordaram técnicas como a de Manejo de Via Aérea e Intubação Traqueal, pelo professor doutor Filipe Moreira de Andrade; Sutura e Nós Cirúrgicos, pelo professor doutor Luiz Felipe Lopes e Ultrassonografia em Emergência e Trauma, pelo professor doutor Ronaldo Afonso Torres.

As palestras do segundo dia trataram os assuntos TDH – O Transtorno da Década; Humanização na Ginecologia e Obstetrícia – Parto Humanizado e Como Montar seu Currículo dos Sonhos para a Residência Médica, explanados pelos doutores Márcia Oliveira, Karine Iasbik e Tiago Stanley, respectivamente. O dia também contou com a participação de acadêmicos, egressos e residentes que foram convidados para uma mesa redonda com o palestrante doutor Tiago Stanley.
Ainda, os representantes da IFMSA Bárbara Cabral e Lucas Benício falaram sobre IFSA e DENEM – O que Cada Organização Oferece ao Estudante de Medicina. Também foi realizada uma exposição dos trabalhos científicos que foram selecionados no processo de submissão.
Os doutores Álvaro Rivelli, Mara Lúcia F. L. e Silva, Renato Gomes Pereira e Pedro Henrique D. C. Ribeiro, foram os responsáveis por explicar as práticas ensinadas nos workshops, promovidos no sábado (14), Acesso à Via Aérea na Urgência e Emergência; Eletrocardiograma: Realização e Interpretação de Traçados; Sutura e Nós Cirúrgicos e Suporte Básico de Vida, respectivamente.

