Já conhece o Projeto VaLendo do UNIFAGOC? Vem conferir os detalhes desta importante iniciativa
Publicado em 11/07/2024
por lsb
O hábito pela leitura se apresenta intencionalmente como algo mágico, enquanto processo da descoberta de universo desconhecido, maravilhoso e importante em todos os níveis educacionais.

O Projeto VaLendo do UNIFAGOC é uma iniciativa de incentivo à leitura que foi cadastrada como atividade de extensão no primeiro semestre de 2008 e compreende o planejamento e a execução de conjunto de ações com a finalidade de estimular o hábito da leitura nos alunos da Instituição.
Por meio do VaLendo os estudantes têm acesso gratuito a inúmeros títulos renomados no mundo da leitura, sejam clássicos literários, contemporâneos ou didáticos. Confira os mais de 700 títulos disponíveis.
“O Projeto tem o nome ‘VaLendo’ que faz uma conotação a ‘vá lendo’, no sentido de continue lendo. É uma ação de incentivo à leitura, disponibilizamos mais de 700 exemplares de livros, que não são livros técnicos dos cursos, são romances, livros policiais, de ficção científica, entre outros dos mais variados tipos e autores para justamente fazer com que os nossos alunos despertem o gosto pela leitura, além dos livros que são tradicionais técnicos do seu curso”, explica o Pró-reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional, professor Marcelo Daibert.
Todos os alunos regularmente matriculados podem participar e além se usufruir da leitura no local, podem ficar com a obra durante sete dias, podendo renovar esse prazo, caso não haja interessados na lista de espera.
“Qualquer projeto que incentive a leitura, seja de livros técnicos ou não, tem alta relevância, especialmente em um mundo onde 140 caracteres estão fazendo parte da nossa vida. Eu digo que é com a leitura que a gente consegue se expressar melhor, inclusive na fala, pois obtemos mais recursos para poder falar. Com a leitura aumentamos nossa capacidade de diálogo e representação. Diferentemente de um filme, onde enxergamos o que está acontecendo, quando lemos livro temos que imaginar aquele contexto e aquele cenário que tem por trás das linhas”, destaca Marcelo.
