MedRoom: UNIFAGOC investe em plataforma e equipamentos de realidade virtual para potencializar ensino da anatomia humana

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

Adquirido no fim do último semestre, o software MedRoom simula o corpo humano em condições sadias e patológicas em 3D, permitindo aos alunos experiência interativa e profunda para treinar para consultas e procedimentos cirúrgicos em condições análogas à vida real.

 

O professor e Pró-reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional do UNIFAGOC, Marcelo Daibert explica que o MedRoom, da Atrium, é um software para equipamentos de realidade virtual, mas que oferece, literalmente, uma viagem ao corpo humano.

 

Ao estar imerso na realidade virtual, o aluno pode conhecer todas as estruturas da anatomia humana. É muito bacana! Dá uma experiência de imersão dentro dos circuitos do corpo humano, em todas as suas estruturas”, afirma Daibert.

 

Segundo o docente, o MedRoom já está em funcionamento para os alunos e pode ser utilizado por todos os cursos que tem a disciplina de Anatomia Humana.

 

Os professores foram treinados recentemente, então passaram a utilizar nas aulas de Anatomia, o próximo passo é o treinamento dos monitores das disciplinas, especialmente do curso de Medicina, para que esses possam utilizar do recuso de Realidade Virtual, em suas aulas de monitoria”, explica Marcelo.

 

TREINAMENTO

 

 

 

O professor da disciplina de Bases Fisiopatológicas do curso de Medicina do UNIFAGOC, Gustavo Leite Camargos, fez parte da capacitação dos professores para utilização do aparelho de realidade aumentada, e conta que o software é focado na parte de anatomia humana, mas que também permite estudar outros temas dentro da área da saúde, incluindo, por exemplo, fisiopatologia e patologia.

 

Fizemos uma capacitação inicial, que também será promovida aos monitores das disciplinas. Essa tecnologia vai permitir ampliar o entendimento dos alunos do corpo humano, como ele se organiza e como se divide”, afirma Gustavo.

 

O docente do curso de Medicina relata que por meio do MedRoom os usuários conseguem entrar no corpo humano, o que traz dimensão de realidade muito maior e que com certeza vai gerar grande evolução no estudo dos alunos dentro dessas áreas.

 

Algo interessante é que quando estamos assistindo um colega utilizando o aparelho, não temos a dimensão que é quando estamos dentro do próprio dispositivo. Conseguimos ter acesso amplo a muita informação. O aparelho traz imagem bem realista do corpo humano e, assim, conseguimos analisar todas as estruturas e separar cada camada, tecido e peça anatômica”, descreve Camargos.

 

INOVAÇÃO

 

Daibert explica a ideia de adquirir esse software se deu, primeiramente, pela inovação que é ponto importante no UNIFAGOC.

 

Poder utilizar de forma inovadora equipamentos de realidade virtual para apoio ao ensino de anatomia é muito legal. Pouquíssimas instituições tem um sistema como esse, podemos até chamar de Laboratório de Realidade Virtual”, destaca Marcelo.

 

O docente afirma que o MedRoom é um recurso a mais para permitir que o aluno possa potencializar os seus conhecimentos na área de anatomia humana.

 

É importante também para mostrar o nosso DNA de inovação, de ensino inovador para os nossos acadêmicos. Os nossos alunos podem se engajar mais ao utilizar tecnologias assim, pois o ensino se torna mais interessante e divertido, o que potencializa o engajamento”, conclui o Pró-reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional.

 

MedRoom – Laboratório de Anatomia Humana em Realidade Virtual: confira como foi o treinamento dos professores.