Mesa redonda da Psicologia UNIFAGOC discute como algumas situações do trabalho podem afetar a saúde mental

Publicado em 11/07/2024
por lsb
Para debater sobre o tema, foram convidados uma bancária, um bombeiro e uma psicóloga hospitalar.

 

Com o foco de apresentar aos acadêmicos o cotidiano de trabalhadores de algumas áreas (psicóloga hospitalar, bancária e bombeiro), e a fim de que compreendessem como a saúde mental pode ser afetada a partir de alguns aspectos do trabalho contemporâneo, o curso de Psicologia do UNIFAGOC promoveu uma mesa redonda, no dia 22 de junho.

 

A iniciativa foi realizada por meio da disciplina de Modos de Produção, Trabalho e Subjetividade, que aborda conceitos fundantes sobre os três tópicos. Ao desenvolvê-los durante o semestre letivo, a proposta era trazer à instituição alguns profissionais que pudessem, numa mesa de debates, apresentar aos estudantes de psicologia como as situações do trabalho cotidiano os influenciam e afetam emocionalmente.

 

Na oportunidade, participaram da discussão a bancária e aluna do décimo período, Vanessa Braga, o comandante do Corpo de Bombeiros de Ubá, que atuou em inúmeras operações graves de incêndios, desastres e, na catástrofe de Brumadinho, Capitão  Guilarducci e a psicóloga, que atuou na UTI Covid e é psicóloga hospitalar na UTI neonatal, Lucimar Amorim.

 

De acordo com o professor responsável pela atividade, Gilson Toledo, ações como esta possibilitam o constante diálogo entre a teoria e a prática, por meio da aplicação dos conceitos desenvolvidos em sala.

 

Dessa forma é possível uma melhor apropriação do conhecimento de forma interativa e dialogada, por meio de uma metodologia ativa, uma vez que os estudantes leram textos científicos que apresentavam as condições de trabalho e o impacto delas na saúde mental. Portanto, utilizamos a sala de aula invertida como método que favoreceu maior interação dos estudantes e apropriação da experiência de cada profissional convidado para a mesa redonda”, destaca Gilson.