Psicologia

O curso de Psicologia do UNIFAGOC promove evento sobre Luta Antimanicomial com oficinas terapêuticas

Publicado em 26/05/2025
por Josiane Henrique

Jaqueline Toledo, diretora do curso de Psicologia, professor Jefté Morais e os oficineiros convidados que ministraram os workshops de oficinas artísticas para os acadêmicos de Psicologia do UNIFAGOC.

 

 

O dia 18 de maio é marcado nacionalmente como o Dia da Luta Antimanicomial, uma data de grande importância na defesa dos direitos das pessoas com sofrimento psíquico, reforçando a busca por um cuidado em liberdade, sem exclusão em instituições manicomiais.
Em alusão à data, o curso de Psicologia do UNIFAGOC promoveu, na última segunda-feira, 19 de maio, um evento que proporcionou aos acadêmicos uma experiência prática por meio de workshops inspirados nas oficinas terapêuticas realizadas no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A iniciativa foi supervisionada pelo professor Jefté Morais e teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade desses espaços de cuidado, para que, enquanto futuros psicólogos, possam atuar ao lado dos oficineiros e aplicar práticas humanizadas e inclusivas em sua trajetória profissional.
 
As oficinas terapêuticas foram ministradas por convidados que atuam diretamente nessa abordagem.

Foram oferecidos os seguintes workshops:

  • Música, com Wantuil e Victor
  • Pintura, com Valéria
  • Escrita criativa, com Wilderson
  • Massinhas terapêuticas, com Giullia
  • Artesanato, com Eliane

 

  Além disso, uma oficina geral foi realizada no próprio campus do UNIFAGOC, aberta a todos os alunos da instituição. Guiada por Luís Fillipe, aluno do 5º período de Psicologia, a atividade propôs a pintura como meio de expressão emocional e reflexão sobre a liberdade do cuidado em saúde mental.

 

Como aluno, percebo na prática que cada pessoa tem sua forma única de se expressar. Isso nos faz compreender ainda mais a importância da luta antimanicomial, ao criar um universo dinâmico onde é possível expor emoções com liberdade”, destaca Luís Fillipe.

 

A atividade reforça o compromisso do curso de Psicologia do UNIFAGOC com a formação de profissionais engajados e preparados para atuar em favor da dignidade e da cidadania de todos.