Pesquisa em alta: relatório de projetos avaliados nos últimos anos pelo CEP mostra que mesmo em pandemia a produção de pesquisa não parou no UNIFAGOC

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

Desde o início de suas atividades em 2017 até o ano passado, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) já avaliou mais de 285 projetos, sendo que, 189 foram vinculados ao UNIFAGOC e 97 a outras Instituições de Ensino Superior da cidade e região.

 

Mesmo no período de pandemia, a produção de pesquisas não parou no UNIFAGOC, inclusive, aumentou em relação aos anos anteriores. A coordenadora do Comitê e professora do curso de Medicina, Gisele Aparecida Fófano, conta que ao ser anunciada a pandemia no Brasil, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) prontamente, por meio de Ofício e Circular, autorizou no mês de abril de 2020, em caráter excepcional, a realização de reuniões virtuais, e, assim, o CEP manteve as reuniões utilizando plataforma virtual.

 

Durante todo o período da pandemia, recebemos projetos normalmente, com um total de 68 projetos em 2020 e 75 no ano de 2021”, afirma a coordenadora.

 

Gisele explica que a manutenção da avaliação ética dos protocolos de pesquisa foi de grande importância para que as pesquisas pudessem acontecer, e, em especial, para que pudessem atender à demanda de projetos relacionados à COVID-19.

 

Vale ressaltar que muitas das pesquisas que aconteceriam de modo presencial, aconteceram de forma on-line”, conta a docente.

 

SOLICITAR APROVAÇÃO

 

Para solicitar a aprovação do CEP, Gisele diz que primeiro o pesquisador responsável realiza o cadastro pessoal na Plataforma Brasil, que é a ferramenta pela qual o CEP recebe, de forma on-line, os protocolos de pesquisa para análise, após isso o protocolo será submetido à PB com toda a documentação necessária.

 

O projeto de pesquisa será avaliado pela reunião colegiada, onde será emitido parecer em até 48 horas. A situação do parecer poderá ser de: aprovado, pendente ou não aprovado. A submissão do protocolo de pesquisa deve acontecer após o pesquisador responsável e sua equipe de pesquisa confeccionarem toda a documentação pertinente exigida pelo CEP”, explica a coordenadora.

 

A secretária administrativa do Comitê, Ana Paula Mussi Guimarães, conta que os CEP’s podem receber projetos de todo país, mas a CONEP direciona os projetos para o CEP mais próximo ao pesquisador.

 

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do UNIFAGOC já avaliou projetos de cidades do interior de Minas Gerais, como Rio Pomba, Poços de Caldas, Jacutinga, Juiz de Fora, mas em maioria recebe projetos de pesquisa das IES de Ubá”, conclui Ana.