População de rua de Ubá é alvo do projeto do UNIFAGOC Saúde na Praça
Publicado em 11/07/2024
por lsb

Acolhimento. Essa é a palavra que norteia o projeto Saúde na Praça, iniciativa dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição do centro universitário UNIFAGOC cujo foco é promover orientação, rastreio e a prevenção de doenças para pessoas em situação de rua. Com pouco mais de um mês de existência, já foram realizadas três edições na Praça Guido Marliére, localizada no centro de Ubá.
São oferecidas atividades de triagem e ambulatório médico, teste rápido, avaliação nutricional e distribuição de alimentos. “O objetivo principal é fazer o acolhimento da população de rua de Ubá e até mesmo o encaminhamento, quando necessário”, esclarece o acadêmico de Medicina e presidente do projeto, Caio Livio Kador.

A iniciativa é idealizada no formato de projeto de extensão. Para a professora Gisele Fófano, que é uma das profissionais responsáveis por auxiliar os estudantes no projeto, esse tipo de atividade permite que o aluno desenvolva habilidades de acolhimento e de procedimentos técnicos. A docente ainda destaca a multidisciplinaridade como um outro fator positivo da ação.
“Esse projeto envolve a articulação de vários cursos e isso para o aluno é importante pois ele já começa a ter essa habilidade de como lidar com o colega e qual a atribuição de cada um, o que contribui para melhor prestação de cuidado ao paciente”, afirma.
A Prefeitura Municipal de Ubá, por meio da Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social, é apoiadora da ação. O projeto Saúde na Praça, que acontece quinzenalmente, terá uma nova edição na próxima sexta-feira (26). O local ainda será divulgado.
Confira um registro de como acontece o projeto Saúde na Praça.

