Profissional requisitado e com amplas possiblidades: conheça mais sobre a área e o curso de Marketing com ênfase no Digital EAD do UNIFAGOC
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Se quer ser um profissional criativo, estratégico e muito almejado pelas empresas e está em busca de graduação com qualidade, inovação, flexibilidade e experiência, o curso de Marketing (com ênfase no Digital) EAD do UNIFAGOC é a escolha certa para você em 2022.

O mercado está cada vez mais concorrido, com isso as empresas têm buscado diversas formas de se destacar, criar conexão com os consumidores e de fidelizar seus clientes, tarefa nem sempre fácil de executar. Nesse contexto é que se faz de fundamental importância a presença do profissional de Marketing.
A diretora do curso de Marketing (com ênfase no Digital) EAD do UNIFAGOC, Vanessa Pires, explica que o profissional de Marketing é o responsável por várias atividades que resultam em melhorias no posicionamento de marca, no aumento do lucro e no melhor relacionamento com os clientes, já que todas as estratégias que fazem parte de um modelo de negócios impactam esses resultados.
“É quem fica a cargo de colocar em prática conjunto de técnicas de marketing. Para isso, ele estuda o mercado, o comportamento dos consumidores e compreende os objetivos de negócio da empresa. No dia a dia, também é encarregado de mensurar a efetividade das ações”, conta a docente.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Vanessa aponta que as principais áreas de atuação para este profissional são as agências de comunicação e publicidade, no entanto o curso de Marketing (com ênfase no Digital) EAD do UNIFAGOC traz a inovação que o mercado requer, abrindo assim espaço para empresas de pequeno, médio e grande porte, coordenando equipes de marketing e comunicação, divulgando produtos e marcas, entre outras funções.
“Empresas pequenas, médias e grandes, de qualquer setor da economia, contratam profissionais formados em Marketing para realizar pesquisas de mercado, traçar estratégias de vendas e estabelecer relacionamento com seus clientes”, afirma Pires.
A diretora destaca que com a tendência de crescimento do Marketing Digital, os profissionais dessa área também podem realizar funções que envolvem desde a pesquisa de conteúdo que deve ser publicado nas mídias online até a análise do engajamento do público-alvo.
Outras possibilidades de atuação que Vanessa aponta envolvem o desempenho de atividade autônoma ou como freelance, além da criação de negócios próprios voltados para o mercado digital.
COMPETÊNCIAS
Vanessa destaca algumas competências importantes para o profissional de Marketing como: utilizar diferentes ferramentas nas redes sociais; coordenar equipes de marketing; assessorar dirigentes de marketing; gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas; identificar e analisar canais de distribuição; planejar estratégias de comunicação com os consumidores; supervisionar as atividades de marketing.
“Considerando que o Marketing é essencial para todo tipo de empresa, espera-se que o profissional seja capaz, entre outras coisas, de tomar decisões gerenciais de marketing contemplando a estratégia da empresa e analisar o comportamento dos consumidores e o ambiente digital no qual o negócio está inserido”, pondera a diretora.
DIFERENCIAIS UNIFAGOC
Nem todo EAD é igual, o curso de Marketing (com ênfase no Digital) EAD do UNIFAGOC é de nível superior, porém a duração é menor, apenas dois anos e conta com aulas presenciais uma vez por semana, com foco no desenvolvimento de competências relacionadas ao atendimento das demandas dos clientes de forma eficiente e responsável, por meio de ferramentas e técnicas direcionadas ao planejamento dos negócios, de produtos e marcas, às estratégias e ações de distribuição, comunicação e promoções, de modo a ampliar a competitividade das organizações.
“O curso contará com disciplinas que embasam a construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao profissional de Marketing, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e capacitados para o alcance dos resultados desejados”, destaca Vanessa.
No Ensino a Distância do UNIFAGOC, além da aprendizagem baseada em competências, os alunos contam com, acesso ao campus e a biblioteca física, aprendizagem baseada em projetos, conteúdos integrados, gameficação, storytelling, orientação, biblioteca virtual com diversos títulos, professores mestres e doutores, discussão e debates, curso de inglês gratuito, disciplinas engajadas com o mercado de trabalho, mapas mentais e conceituais, oficinas de estudos e sala adequadas para desenvolvimento de projetos.
DICA IMPORTANTE
Para se tornar bom profissional na área em que escolheu atuar, Vanessa afirma que primeiramente é preciso pensar sobre quais competências precisará desenvolver para conseguir se destacar, o que vale para qualquer área. A partir disso, é preciso refletir sobre o que precisará ser feito para desenvolver essas competências e habilidades profissionais e definir algumas metas a serem cumpridas.
“Alguns exemplos de metas que você poderia estabelecer para si: conseguir ter destaque em suas funções fazendo sempre um bom trabalho; se dedicar ao curso de graduação para se formar no tempo certo; aprender inglês ou alguma outra língua estrangeira; estudar e desenvolver habilidades voltadas para a área em que você deseja atuar na empresa”, deixa como dica a diretora.
MERCADO DE TRABALHO
Vanessa afirma que hoje o profissional da área de Marketing Digital é um dos mais solicitados e que o mercado de trabalho nesta área é bastante dinâmico, o especialista pode trabalhar em agência digital, mídia, agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas e instituições educacionais.
“Diante de tantas mudanças no cenário mundial, devido aos mais diversos fatores, a tendência é que haja necessidade de criatividade e inovação, por parte das organizações, para fidelizar o público que está cada vez mais exigente. Ou seja, os clientes apresentam novas demandas, o que faz com que as empresas tenham que se adaptar a elas”, explica a docente.
Nesse cenário, a diretora assegura que o marketing digital se mostra bastante promissor, uma vez que ajuda as empresas a se destacarem das demais, se conectarem com os consumidores e fidelizarem os clientes.
“Na área de marketing digital, é possível exercer inúmeras funções. Dentre as quais podemos citar: Social media, Analista de métricas, Designer, Estrategista de marketing digital, Criador de conteúdo e Gestor de tráfego”, conclui Vanessa.
