Projeto Rondon: equipe UNIFAGOC conta as experiências do maior projeto de extensão universitária do país
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Depoimento da coordenadora da Operação Lobo-Guará UNIFAGOC, Clarissa Machado, para o vídeo Projeto Rondon – Lição de Vida e de Cidadania, produzido pela TV UFG. O vídeo completo pode ser conferido AQUI.
O Centro Universitário UNIFAGOC participou, pela primeira vez, do Projeto Rondon, o maior projeto de extensão universitária do país. Na oportunidade, a instituição embarcou oito alunos e dois professores para a operação Lobo-Guará, em Buritinópolis.
Os participantes da expedição foram os alunos Elinael de Lima, Joyce Gabriela da Silva, Robertha Vitória da Silva, Thalysia Peron, Thalita Moura, Wellington de Souza, Hadassa Franca e Paula Chagas. Além dos discentes, a diretora do curso de Direito e coordenadora da Operação, Clarissa Machado e o professor Lucas Pacheco também participaram da iniciativa.

Durante a operação, que aconteceu entre os dias 19 de janeiro e 05 de fevereiro, foram desenvolvidas ações com o foco em promover benefícios permanentes para a comunidade, principalmente relacionadas a melhoria do bem-estar social e captação da gestão pública e cidadania.

Para o professor Lucas Pacheco, “foi uma experiência ímpar na minha vida, tudo isso graças ao apoio do UNIFAGOC, da confiança da professora Clarissa, coordenadora do projeto, e dos nossos alunos. Nós, professores, somos apenas um apoio para os grandes protagonistas deste projeto que são os alunos, que conseguiram, com maestria, difundir todo seu conhecimento para a população da cidade de Buritinópolis, capacitando e trazendo brilho nos olhos daquelas pessoas. Foram dias intensos, por vezes tensos, mas com um sentimento de que disseminamos sementes de esperança e que, em breve, retornarão bons frutos para aquela população.”
Confira abaixo alguns depoimentos dos participantes:
Elinael de Lima
“O Rondon foi a melhor experiência de troca de conhecimento que tive em minha vida. Difícil definir o que a operação Lobo-guará representou pra mim. Me preparei junto de meu grupo para dar o melhor de mim, levar conhecimento e ajudar o próximo. Vivemos dias inesquecíveis que ficarão pra sempre em minhas memórias, pois lá tivemos: desafios, adaptações, superações e por fim, missão cumprida. Como dito, partimos de Ubá rumo a Buritinópolis (GO), com intuito de levar conhecimento e doar ao próximo, um pouco de esperança, melhoria na qualidade de vida e plantar sementes que irão florescer, multiplicar e produzir frutos lindos. Quando foi chegando ao fim, já era nítido que deixamos sim uma semente boa em Buritinópolis, mas quem ganhou, foi cada um de nós, rondonistas. Ganhamos sorrisos, agradecimentos, muito carinho e uma imensa lição de vida: reclamar menos e agradecer mais!”
Joyce Gabriela da Silva
“Para mim, o Rondon foi a realização de um sonho, um desejo alimentado desde os meus 18 anos, que agora, após 20 anos, pude realizar com a graça de Deus e as oportunidades que o UNIFAGOC nos ofereceu. Além de realizar um sonho, eu pude colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante o curso de Psicologia, atuando nas áreas do eixo social e de saúde mental, pudemos realizar oficinas e palestras com a comunidade local, capacitar multiplicadores para darem continuidades aos trabalho em Buritinópolis. Eu cheguei aluna, aprendi, doei, multipliquei, compartilhei, e saí ainda mais confiante na profissional que serei, com um vazio gigante que me perturba, porque recebi tanto em tão pouco tempo que sinto hoje a necessidade de preencher este vazio com novas possibilidades de continuar fazendo mais e melhor.”
Robertha Vitória da Silva
“Tudo o que o Rondon engloba é de extrema importância, e ter a oportunidade de levar conhecimento, capacitação e instrução para os cidadãos de Buritinópolis, com certeza, é um fator determinante na minha construção como universitária e cidadã. Nesse período fora, tivemos contato com uma nova cultura que me fez refletir sobre a realidade de vida das pessoas do nosso país, e é extremamente gratificante sentir o impacto, mesmo que ainda pequeno, mas significativo na vida daquelas pessoas.Agradeço aos envolvidos que fizeram com que a Operação Lobo- guará se tornasse realidade em minha vida, à minha família, aos professores e à diretora da Enfermagem, France Coelho, aos professores Clarissa e Lucas e aos meus amigos que , mesmo dentro do UNIFAGOC, eu não imaginaria tê-los tão juntos comigo. Espero que logo, uma nova equipe de Rondonistas humanitários e com força de vontade seja formada para fazer parte dessa história do projeto Rondon em nosso centro universitário!”
Thalysia Peron
“Foi um mix de sensações e uma experiência que eu nunca vou conseguir transmitir em palavras! O Rondon é algo que tem que ser vivenciado e sentido, e espero que o UNIFAGOC possa continuar dando essa oportunidade para outros alunos. Realmente voltamos transformados depois de viver a experiência. Criamos vínculos e laços que eu irei guardar para sempre eternizados no meu coração. Perceber as oficinas cheias e sendo elogiadas foi, sem sombra de dúvidas, uma grande felicidade, o que me fez ter uma sensação de dever cumprido, somado com alegria e realização. Por isso, agradeço a Deus, aos meus familiares, a comissão avaliativa e ao meu grupo, que embarcaram nessa experiência maravilhosa e enriquecedora comigo, afinal sem vocês não teria acontecido dessa forma especial! Então sim, foi uma realização de um sonho, foi uma experiência transformadora, foi um projeto lindo de se viver!”
Thalita Moura
“Lembro como se fosse ontem, quando a Clarissa foi até a minha sala e contou sobre o projeto. Fiquei encantada e entusiasmada, naquele dia soube que daria o meu melhor para fazer parte do Rondon. Quando recebi a notícia que havia sido selecionada, fiquei incrédula e demorei uns minutinhos para responder. Depois desse momento, tudo foi lindo! O treinamento para as oficinas, as reuniões, a interação do grupo e a tão esperada viagem. Enfim, chegamos em Brasília, muitas pessoas, muitas experiências, muitas histórias. Estávamos todos ali nos preparando para viver algo maior, que iria além de nós mesmos, e assim foi. Nossa chegada em Buritinópolis foi tranquila, fomos apresentados à comunidade e criamos laços com a população. Aprendemos mais do que ensinamos, ouvimos mais do que falamos e realizamos mais do que sonhamos. O Rondon de fato é uma grande lição de vida e cidadania e acredito que todo rondonista é uma pessoa melhor. Ser rondonista é se entregar à causa, é lutar pelo o que defende e fazer o possível e impossível para entregar o que se propôs a realizar. Daqui 10, 20, 30 anos ainda serei rondonista, guardarei meu chapéu comigo, lembrarei dos momentos vividos e as amizades construídas, porque isso é ser Rondon!”
Wellington de Souza
“O Projeto Rondon UNIFAGOC foi de fato uma experiência única. Transmitir o conhecimento prévio, também o que recebemos no UNIFAGOC e ainda ter o privilégio de receber o carinho das pessoas de Buritinópolis, me fez voltar uma outra pessoa, uma versão melhor. Voltei com mais amigos, mais histórias na bagagem, mais tolerante e respeitoso com as diferenças. Minha gratidão à instituição por me proporcionar viver essa experiência realmente única.”

