Projetos Integradores da Pedagogia UNIFAGOC acontecem em escolas de Ubá e Tabuleiro

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

Os alunos do primeiro e terceiro períodos do curso de Pedagogia do UNIFAGOC visitaram escolas das cidades de Ubá e Tabuleiro. A iniciativa foi resultado dos Projetos Integradores das turmas, que têm como objetivo proporcionar aos discentes a possibilidade de conhecer e aplicar uma abordagem interdisciplinar, a partir de temas tratados nas diferentes disciplinas previstas em determinada etapa da graduação. Além disso, os projetos beneficiam escolas da região, como aconteceu no primeiro semestre, em especial.

 

O projeto da turma do primeiro período foi desenvolvido baseado no tema “A importância do lúdico no ensino e aprendizado de crianças da educação infantil”.

 

Na oportunidade, os acadêmicos fizeram visitas às escolas parceiras da graduação do Centro Universitário Ubaense para conhecer a realidade escolar, bem como entender as demandas necessárias para a realização do projeto. A ideia era que eles investigassem o que os estudantes da educação infantil estavam aprendendo naquele contexto e desenvolvessem jogos e brinquedos que pudessem contribuir para fomentar o ensino aprendizado no cotidiano da educação infantil.

 

 

Os grupos produziram jogos, que foram doados para três escolas de Ubá: Escola Municipal Professor João Batista Rodrigues da Silva, Creche Lupam e Creche Irthes Teresinha. A Escola Municipal João XXIII, de Tabuleiro, também foi beneficiada com o projeto. Além de doar os jogos, os alunos do primeiro período, sob a supervisão da professora Ludmilla Araújo e das professoras regentes das escolas, tiveram a oportunidade de aplicar os jogos para as crianças e participar ativamente do contexto escolar.

 

Ter esse contato com a escola, logo no primeiro período, é extremamente importante, pois faz com que eles já tenham noção do campo de trabalho que os espera. Além disso, eles já começam a desenvolver a prática, algo tão importante quando pensamos na profissão do professor”, destaca Ludmilla.

 

 

Já o terceiro período da graduação abordou o tema “O trabalho pedagógico com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

 

O objetivo foi proporcionar a experiência de trabalhar as necessidades educacionais dos alunos dessa modalidade de ensino. Dessa forma, por meio de uma abordagem interdisciplinar, os grupos buscaram por temas tratados nas diferentes disciplinas previstas para este período.

 

 

A partir das discussões feitas em sala de aula, os alunos pesquisaram unidades escolares que atuam na modalidade da EJA na cidade de Ubá e pesquisaram sobre as problemáticas existentes, para levantar possíveis soluções. Foram investigados quais os maiores desafios encontrados pela equipe pedagógica em manter esse estudante na escola e evitar a evasão escolar. Assim, foram produzidos jogos e dinâmicas que fizeram os alunos da EJA terem motivação e interesse pelo aprendizado.

 

Foi agendado o dia para aplicação dos projetos na Escola Estadual Raul Soares com as turmas do 9º ano e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. De acordo com a professora Cláudia Oliveira, responsável pelo Projeto Integrador III, “Este projeto leva a investigar os problemas existentes nas unidades escolares e faz com que eles reflitam sobre a questão e levem soluções não somente para os alunos, mas também para toda equipe pedagógica”.