Trauma Minas 2022: confira como foi o I Congresso de Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira
Publicado em 11/07/2024
por lsb
Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º outubro, o Centro Universitário UNIFAGOC foi sede do I Trauma Minas, congresso a nível nacional com atividades direcionadas a acadêmicos e profissionais da área da saúde. A iniciativa, que aconteceria em 2020, foi adiada por conta da pandemia do Coronavírus.
Considerado o maior evento relacionado ao Trauma no estado de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, o I Trauma Minas contou com minicursos, palestras, mesas redondas voltados às diversas vertentes do tema e ainda apresentações de trabalhos científicos.
“Este Congresso é diferenciado, posso dizer com toda tranquilidade que foi um dos maiores do Brasil, de uma importância para o UNIFAGOC, foi uma das partes da consolidação do nosso curso de Medicina, que é referência. Quem mais ganhou com isso foram os alunos”, destaca o reitor do UNIFAGOC, Ricardo Couto.
O diretor do curso de Medicina do UNIFAGOC, Dr. Filipe Moreira de Andrade, afirma que trazer um evento dessa magnitude para Ubá, para o UNIFAGOC, mostra que podem fazer sempre um pouco mais.
“Nós podemos nos qualificar, motivar o nosso aluno e colocar o curso de Medicina, bem como toda a Instituição, em um patamar sempre acima”, aponta o diretor.
Dr. Bruno Farnetano, subdiretor e professor do curso de Medicina do UNIFAGOC, afirma que “o aluno é o ator principal, nós falamos, trazemos as pessoas, mas para poder trazer essa experiência para eles. Então, acho que os alunos também têm sede disso, de poder conviver com médicos que já estão num momento mais avançado da carreira. A presença deles aqui é só o reflexo da motivação que eles têm em aprender com essas pessoas”.
O palestrante Dr. Omar Mourad, trauma de pescoço e tórax, que falou sobre “Casos Desafiadores na Urgência” destacou a organização e variedade do evento.
“A organização do I Trauma Minas foi fenomenal! Tivemos palestras mesclando, uma coisa que não vemos em outros congressos. O tentar ensinar além da técnica, ensinar a parte filosófica da Medicina, essa preocupação que a gente não está acostumado a ver em outros encontros. Foi fantástica a experiência aqui, volto sempre que for convidado”, garante Mourad.
Filipe afirma que o sucesso e a repercussão desse evento na região foram maiores do que esperavam, e por isso já estão sendo “cobrados” sobre quando será o próximo Congresso.
“Eu posso dizer que nós teremos! Em breve teremos o II Trauma Minas e vamos trazer pessoas sensacionais novamente para sempre poder contribuir com a nossa região”, comenta Andrade.
Confira no vídeo abaixo como foi o I Trauma Minas.
APH TÁTICO
Um dos minicursos do Congresso foi o APH Tático onde os participantes tiveram oportunidade de aprender técnicas de atendimento pré-hospitalar em situações de conflito armado, com instrutores do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e BOPE do Rio de Janeiro.
“O UNIFAGOC, por meio do Trauma Minas, é a primeira faculdade que tivemos a oportunidade de executar essas simulações práticas, realísticas, com alunos do mundo civil”, afirma a Major Vanessa Marçolla, chefe de instrução especializada do GESAR.
Confira no vídeo abaixo mais sobre como foi o treinamento.
