UNIFAGOC em parceria com curso de Psicologia oferece grupo de apoio aos estudantes da Instituição

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

Com o objetivo de incentivar e apoiar os alunos da Instituição no cuidado da saúde mental, o UNIFAGOC em parceria com o curso de Psicologia da Instituição oferece mais uma alternativa de acompanhamento do estudante por meio do Grupo de Apoio, um espaço de falaescuta e elaboração.

 

O UNIFAGOC já conta com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), um serviço de orientação, apoio e escuta direcionada a alunos, professores, coordenadores e ao UNIFAGOC como um todo, buscando superar as dificuldades nascidas tanto de conflitos pessoais quanto de funções cognitivas, visando melhor desempenho acadêmico dos discentes.

 

O NAE foi instituído com o intuito de prestar assistência aos alunos, oferecendo-lhes condições para a sua realização como pessoa e para o encaminhamento à sua formação profissional plena. Como a demanda tem crescido no Núcleo, o Grupo de Apoio foi criado.

 

SERVIÇO

 

Grupo de Apoio será realizado as quartas-feiras das 18h às 19h e aos sábados das 9h às 10h no Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira (NISE) do UNIFAGOC, localizado na Rua Adjalme Botelho, prédio do Studio Império.

 

As inscrições para quem tiver interesse em participar do Grupo devem ser feitas pelo WhatsApp do NISE(32) 99821-4070.

 

 

NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE

 

NAE é responsável por uma série de ações realizadas no UNIFAGOC, entre elas estão:

 

  • Capacitação docente: o NAE funciona, portanto, como articulador e/ou integralizador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a formação da identidade dos professores com a Instituição.

 

  • Apoio acadêmico ao discente: em todos os atendimentos realizados aos alunos, devem constar as situações analisadas e soluções para os docentes acompanharem as diferentes maneiras de o estudante lidar com a aprendizagem e estratégias para ele trabalhar em sala de aula.

 

  • Acompanhamento de Atestados Médicos: em caso de atestados por período prolongado, que contemplem os casos garantidos por lei, o NAE interage com professores e alunos para consecução dos estudos. Assim que o atestado médico é protocolado na Secretária Acadêmica, o Núcleo recebe aviso via e-mail e faz contato com o aluno por telefone, buscando informações sobre seu estado de saúde e prosseguindo com o acompanhamento até seu retorno à faculdade. Caso o acadêmico tenha perdido alguma prova nesse período, a mesma é realizada no NAE, em horário específico agendado com o discente. No caso de aluna gestante, o acompanhamento inicia-se antes da licença maternidade, onde são repassadas informações sobre o afastamento, reposição de trabalho e provas, recuperação dos conteúdos, etc.

 

  • Banco de Talentos: além de buscar parcerias com as mais diversas Instituições públicas e privadas, o Banco de Talentos recebe, por meio de e-mails e telefonemas, a divulgação de vagas de estágio e emprego, que são colocadas nos dois quadros de aviso específicos para esse fim, localizados estrategicamente no campus. Além dos quadros, a vaga também é colocada nas redes sociais, por meio de grupos no WhatsApp.

 

  • Alunos Destaque UNIFAGOC: o Projeto é desenvolvido com o propósito de elevar a motivação e a qualidade no processo de aprendizagem, premiando aqueles alunos que apresentam, ao final do semestre letivo, o melhor desempenho acadêmico de cada período. Os Alunos Destaques são premiados com placas e certificados de honra ao mérito em solenidade realizada pela Instituição e descontos de 10% nas mensalidades.

 

  • Atendimento psicopedagógico, psicológico e psiquiátrico: compreende sessões previamente agendadas, dentro dos horários disponibilizados, com profissionais com formação adequada para tal. Pode ser individual ou em grupo, destina-se a alunos com dificuldades já detectadas anteriormente e é realizado por meio de entrevistas e aplicação de instrumentos formais, como também a conscientização do acadêmico quanto às suas dificuldades e, caso seja imprescindível, o encaminhamento para outros profissionais. É necessário o registro de cada atendimento, no qual devem constar situações analisadas e soluções para os docentes acompanharem as diferentes maneiras de o estudante lidar com a aprendizagem e estratégias para ele trabalhar em sala de aula.

 

  • Adaptação e Inclusão: a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é outro trabalho realizado pelo NAE. A instituição já vem se preparando para recebê-los. Porém, não é suficiente apenas esse acolhimento ou adaptação da estrutura física, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades.

 

Contribuindo com as ações do NAE, a acessibilidade no UNIFAGOC é também gerenciada por dois documentos muito importantes: O Projeto Pedagógico Institucional de Inclusão (PPI) e o Plano Institucional de Acessibilidade (PIA).

 

PPI tem seus objetivos delineados a partir das determinações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e do Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2009), apresentando-se no contexto da proposta educacional centrada na pessoa.

 

Por isso, são consonantes, ainda, com os princípios da escola para todos e com os principais marcos históricos e normativos da educação especial, a qual referenda a necessidade de se garantir educação de qualidade que tenha como ponto de chegada o acesso, a participação e a aprendizagem, de forma irrestrita, dos alunos com algum tipo de deficiência/superdotação, bem como trazer para debate novos rumos acerca da organização do atendimento educacional especializado.

 

PIA é elaborado pela Comissão Permanente de Acessibilidade, criada oficialmente em 17 de maio de 2017, que atua a partir da legislação vigente, de forma a integrar e a atender a todos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, vigente no período de 2020 a 2023, que abrange acessibilidade, inclusive nos objetivos estratégicos, planejando ações a curto, médio e longo prazo, que acompanham o prazo final do PDI.

 

Ambos documentos visam o direito à educação, no que diz respeito ao acesso e à permanência, abarcando os requisitos legais, tanto aos estudantes como aos colaboradores da Instituição que possuem alguma deficiência, proporcionando-lhes condições de igualdade.