UNIFAGOC realiza a I Semana Integrada da Psicologia

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

 

Psicologia e Brasilidades: formação e atuação para a pluralidade foi o tema abordado na I Semana Integrada do curso de Psicologia do UNIFAGOC. O evento, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto, englobou as atividades da VI Semana Acadêmica e VI Mostra Científica da graduação do Centro Universitário Ubaense.

 

Achei o evento interessante porque as ideias vieram dos alunos, foi momento de termos a nossa voz, de poder escutar, acrescentar e também aprender, juntamente com a supervisão da diretora”, destaca o aluno do oitavo período, que participou da comissão organizadora, Daniel Soares.

 

Durante o evento, os alunos adquiriram conhecimento por meio de palestras e minicursos ministrados por profissionais da área. Foram tratados os seguintes assuntos:

 

– Psicologia Social e Intervenção em grupos vulneráveis, ministrado pelo psicólogo Maximiliano Rodrigues.

– A mídia como comunicação social e seus efeitos intersubjetivos, ministrado pelo psicólogo Otávio Pacheco.

– Preconceitos, estereótipos e discriminação, ministrado pelo psicólogo Marcos Vinicius Thomaz.

– As políticas públicas e o sistema prisional: possibilidades e desafios da atuação em psicologia social, ministrada pela psicóloga Danielle Abrantes Campos Lima.

– Sexualidade e estudos de gênero, ministrada pela psicóloga Lara de Oliveira Gomes.

– A escola e o processo identitário em comunidades, ministrado pelo psicólogo Ivaldo Neto.

 Identificações e intervenções sobre a violência contra a mulher, ministrada pelas acadêmicas Clarissa Dias, Maria Eduarda Gazzolla, Maria Fernanda Souza, Kamila Modelo, Rayssa Ribeiro e Thayane Coelho.

– Utilização da comunicação não violenta em contextos institucionais, ministrada pelas acadêmicas Bianca S.C Tomen, Kassandra Alvin e Marianne Rodrigues.

 

“Nesse ano, nós realizamos a iniciação científica de Psicologia em que recebemos trabalhos de egressos e de alunos. Foi um momento muito especial em que os alunos puderam expor os trabalho que eles têm realizado nos estágios, nas extensões, em grupos de estudos, e eles apresentaram com uma potência e com rigor científico muito grande, que deixou a todos nós muito orgulhosos”, declara o professor Jefte Morais.

 

Os acadêmicos  também tiveram um momento de descontração com uma exibição de teatro, apresentado pela Companhia dos Artistas do Brasil e competições de karaokê durante os intervalos. Além de um bate-papo, por meio da mesa redonda com psicólogos e convidados.