UNIFAGOC seleciona alunos para participarem do projeto Rondon

Publicado em 11/07/2024
por lsb
A iniciativa é o maior projeto de extensão universitária do país, que prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades. A oportunidade é oferecida para todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do UNIFAGOC.

 

UNIFAGOC irá selecionar oito alunos para participarem da operação Lobo-Guará do Projeto Rondon, a ser realizada no município de Buritinópolis (GO), que acontecerá no período de 19 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023. O Projeto Rondon é o maior projeto de extensão universitária do país, que prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. O edital está disponível AQUI.

 
Mais informações sobre a iniciativa põem ser conferidas no Guia do Rondonista, neste link.

 

A oportunidade é oferecida para todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da instituição. As inscrições poderão ser feitas de 15 a 19 de agosto no link do botão abaixo.

 

 

Para participar, o acadêmico deverá satisfazer às seguintes condições:

 

  •  Não ter participado de operações do projeto RONDON;

  •  Possuir vínculo ativo no curso até o término do período de execução da operação;

  • Ter disponibilidade de horário para participar das reuniões preparatórias e da operação propriamente dita, a qual se desenvolve em 18 dias;

  • A participação do Projeto Rondon é voluntária, portanto, não há pagamentos, nem por parte do UNIFAGOC, nem por parte do Ministério da Defesa, de auxílios adicionais, além daqueles necessários para que a operação ocorra, como deslocamentos, hospedagem e alimentação.

 

PROCESSO SELETIVO

 

Serão selecionados pela Comissão de Seleção os oito discentes para integrarem a equipe, juntamente aos professores responsáveis pela operação e dois candidatos como suplentes. O processo de seleção dos alunos será compreendido em três etapas.

 

1ª etapa: análise dos documentos exigidos no ato;

 

2ª etapa: prova sobre direitos, compromissos e recomendações: prova objetiva com seis questões, elaborada com base no Guia do Rondonista (caráter eliminatório). Apenas aqueles que obtiverem no mínimo 60% de acertos da prova (4 das 6 questões) passam para a próxima etapa.

 

3º etapa: Parte I – Projeto de Atividades: uma proposta de trabalho dentre os eixos de ação do Conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde), contendo título, duração, público-alvo, quantidade de participantes, estratégias de divulgação, objetivo(s), metodologia, e impacto na comunidade onde o projeto será desenvolvido. A proposta pode ser sobre o mesmo eixo. Cada proposta deve conter até 2 páginas, com espaçamento simples, Times New Roman, fonte 12;

 

Parte II – proposta de trabalho: apresentação oral da proposta de Atividades à comissão de seleção. Cada acadêmico/a terá 5 min para apresentar sua proposta, sem fazer uso de slides.

 

Abaixo, confira um pouco mais sobre o projeto com a coordenadora da Operação Lobo-Guará do Projeto Rondon e diretora do curso de Direito do UNIFAGOC, Clarissa Machado Felício.