Volta às Aulas 2022: UNIFAGOC divulga novo Protocolo Sanitário
Publicado em 11/07/2024
por lsb

Com o início de mais um semestre letivo e a possibilidade das aulas presenciais, o UNIFAGOC divulgou um novo Protocolo Sanitário Operacional no contexto da pandemia da Covid-19. A atualização desse conjunto de normas se baseia no Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no contexto da Pandemia da Covid-19 7ª Versão, publicado em 27 de janeiro de 2022, pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
“Neste momento, diferente dos momento anteriores da pandemia, nós temos uma população, em grande parte, já com mais de uma dose da vacina COVID-19 e, baseado também no comportamento da doença, da redução do agravamento devido à vacinação, temos uma maior segurança em conduzir esse retorno com aulas 100% presenciais e com previsões de monitoramento e de afastamento de pessoas suspeitas, confirmadas ou com contato próximos de infectados com COVID-19”, explica a enfermeira e presidente Comissão Temporária do Protocolo Operacional do UNIFAGOC, France Coelho, que também atua como diretora do curso de Enfermagem.
Qualquer estudante, funcionário ou professor que apresentar sinais ou sintomas da COVID-19, e que declarar por e-mail a ocorrência de sintomas sugestivos, teste positivo ou contato próximo com caso positivo, não deverá comparecer à instituição. Esses casos serão monitorados individualmente para que o retorno ao campus ocorra segundo as normas do protocolo vigente:
CASO POSITIVO PARA COVID-19: retorno após cinco dias desde que esteja sem sintomas e apresente teste negativo. Se não for possível apresentar o teste negativo, o retorno será autorizado após sete dias da data do primeiro SINTOMA e desde que esteja sem sintomas gripais.
CASO SUSPEITO SINTOMÁTICO PARA COVID-19: retorno após cinco dias desde que esteja sem sintomas e apresente teste negativo. Se não for possível apresentar o teste negativo, o retorno será autorizado após sete dias da data do primeiro sintoma e desde que esteja sem sintomas gripais.
CONTATO PRÓXIMO COM POSITIVO OU SUSPEITO PARA COVID-19: retorno após SETE dias desde que esteja sem sintomas e apresente teste negativo. Se não for possível apresentar o teste negativo, o retorno será autorizado após DEZ dias da data do CONTATO e desde que esteja sem sintomas gripais.
Entre as mudanças, destaca-se:
-
Retorno das atividades escolares é obrigatoriamente presencial;
-
Nas turmas que forem constatados mais de 30% de alunos com diagnóstico de COVID-19 confirmado laboratorialmente, os estudantes desta turma ficarão afastados do ambiente escolar por 5 dias corridos contados do último resultado positivo/detectado.
-
O UNIFAGOC não promoverá aulas remotas para casos isolados de COVID-19, somente em casos de surtos – mais de 30% dos alunos de uma mesma turma com diagnóstico de COVID-19 confirmado laboratorialmente;
-
Não haverá salas de aulas virtuais no Google Meet, Zoom, Youtube ou outras plataformas digitais, somente em casos de surtos;
-
Não serão ofertadas avaliações no modelo on-line para os alunos que testarem positivo no período das avaliações. De acordo com o Regimento Institucional, os alunos dos cursos Modelo INOVA terão direito ao descarte da nota. Já os acadêmicos dos cursos não INOVA, poderão realizar a Segunda Chamada com o conteúdo integral da disciplina;
-
O e-mail covid@unifagoc.edu.br e WhatsApp (32) 99882-8171 serão os canais para aviso sobre sintomas causados pela infecção da COVID-19 ou sobre contato com alguém positivo para a COVID-19.
O que não mudou com o novo Protocolo:
-
Obrigatoriedade do uso de máscara nas dependências da instituição;
-
Pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato com alguém positivo para COVID-19 não devem vir ao campus;
-
Pontos para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel
-
Proibido compartilhar objetos pessoais;
-
Proibido fumar dentro do campus;
-
Evite alimentar-se enquanto caminha pelo campus.
Consulte AQUI o Protocolo Sanitário Operacional na íntegra.
Volta às aulas 2022: confira o mapa de salas do 1º semestre de 2021.
