XII Aula Magna do curso de Direito do UNIFAGOC marca início do semestre letivo da graduação

Publicado em 11/07/2024
por lsb

 

No dia 16 de março o Auditório Ary Barroso do UNIFAGOC foi palco da XII Aula Magna do curso de Direito do Centro Universitário. O tema do evento foi “Democracia e constitucionalismo militante nos 35 anos de Constituição: o pulso ainda pulsa”.

 

Confira as fotos do evento AQUI.

 

professor convidado é o coordenador do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bruno Stigert, que atua ainda, na Instituição, como coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais e Transparência e como presidente da Comissão de Ética.

 

Constitucionalismo democrático militante significa dizer que é necessário haver dentro do Brasil principalmente, mas no mundo de modo geral, respeito as Instituições, ampliação dos espaços democráticos, compreensão para além da visão geral de que democracia é a representação da maioria, a democracia comporta espaços de minorias, que de maneira geral são espaços onde o poder judiciário acaba firmando direitos dessas minorias que não encontram voz nos espaços políticos”, destaca o professor convidado sobre a importância do tema abordado na aula.

 

Bruno também é professor Adjunto de Litígios Estratégicos de Direitos Humanos e Fundamentais da UFJF, é doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

A democracia militante hoje no Brasil é uma espécie de resposta possível, não a melhor, ao que nós temos dentro do cenário político e cultural brasileiro. Há minorias vulneráveis com direitos desrespeitados, houve recentemente no país uma tentativa de abalar as Instituições, descredibilizar a imprensa e movimentos sociais, de modo a buscar espécie de monopólio do poder, no fim, a democracia prevaleceu. Se a democracia brasileira ainda não viabilizou projeto de igualdade substancial, de respeito as liberdades públicas, no mínimo a democracia brasileira conseguiu garantir processo político que no fim foi respeitado. Quem venceu já está trabalhando e que agora precisará necessariamente fazer o melhor governo que já fez dentro da sua trajetória”, explica Bruno.

 

Aula Magna é um evento que simboliza o início do semestre letivo da graduação. A iniciativa foi destinada aos alunos do curso, à comunidade acadêmica e às autoridades convidadas.

 

O UNIFAGOC é surpreendente! O campus por si só já impacta quando a gente entra. A organização do auditório é impecável, os recursos digitais e humanos que possui a Instituição são fora da curva. Eu que venho de Juiz de Fora, cidade relativamente maior do que Ubá, não possui, na minha opinião, estrutura igual ao que o UNIFAGOC tem. Fui muito bem recebido pelo vice-reitor, pró-reitores, professores, pela diretoria do curso de Direito, Clarissa Machado, e minha querida amiga professora Juliana, que me fez o convite. Duas coisas resumem a minha vinda: acolhimento incrível e um impacto enorme com relação a qualidade do corpo discente, docente, infraestrutura e tudo que me foi proporcionado nesta noite”, ressalta Stigert.