UNIFAGOC
6ª Semana da Comunicação: na 3ª noite, fonoaudióloga fala sobre a voz na TV e rádio
Publicado em 05/09/2005
por Developer Unifagoc
A fonoaudióloga Sandra Almeida ministrou a palestra “A voz nos meios de comunicação”, na 3ª noite da “Semanacom 2005”. Ela explicou que a voz é uma emoção sonorizada e influi diretamente na atuação de jornalistas de rádio e TV.

Sandra destacou os principais fundamentos de uma melhor comunicação. “A postura, articulação, clareza e descontração são fatores decisivos para uma boa comunicação”, ressaltou a fonoaudióloga.
Ela é chefe do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Universitário da UFJF, fonoaudióloga do Hospital Monte Sinai, tendo trabalhado, de 2000 a 2001, como fonoaudióloga da TV Panorama, treinando e cuidando da voz dos repórteres e apresentadores.
Alunos apresentam trabalhos científicos
A programação do terceiro dia da 6º semana da comunicação começou com apresentação de artigos de três alunos de Jornalismo da Fagoc. Com o tema “O Imparcial e a década de 20 em Rio Pomba”, a aluna do 8º período de Jornalismo, Fernanda Amaral Bernardino, explicou a história de um jornal que foi decisivo para o desenvolvimento da cidade da época.
Logo após, o estudante do 4º período, Rodrigo Leite Gomide, usou o aprendizado teórico de Jornalismo para apresentar o tema, “Analisando ‘Dorian Gray’ segundo as teorias da comunicação”. O aluno começou contando o livro, aprofundando no tema, com as passagens dos personagens.
Para finalizar os trabalhos acadêmicos, o aluno do 8º período de Comunicação Social, Alex Daniel Caldeira da Silva, apresentou o tema “Capitão América: personagem e ideologia”. O assunto é também o tema de sua monografia de conclusão de curso.
Integrantes do Centro Acadêmico de Viçosa participam da semana de comunicação

Estudantes de Jornalismo participam de
dinâmica de grupo, durante apresentação de
alunos do diretório acadêmico
de Comunicação da UFV
Integrantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social de Viçosa participaram do terceiro dia da 6º Semana de Comunicação da Fagoc. Os estudantes Vivian Fernandes, do 4º período, Ana Graziela Aguiar, 8º e Emerson Rodrigues, do 4º de Jornalismo, explicaram aos presentes como se forma um centro acadêmico e a importância de uma entidade política entre os estudantes.
“Seja para reivindicações, mudanças, argumentações e até mesmo orientações, o diretório acadêmico auxilia não só a coordenação do curso, mais também a direção geral da faculdade”, destacou Vivian.
O tema gerou debate. Alguns alunos já se mostravam interessados e empolgados em reativar o diretório acadêmico de Jornalismo da Fagoc, que está parado desde a última turma de formandos do curso. A visita dos integrantes não estava planejada, mais foi aprovada pela maioria dos alunos que estavam presentes.
Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.
Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.
