UNIFAGOC

6ª Semana da Comunicação: na 4ª noite, apresentações de documentário e trabalhos científicos

Publicado em 06/09/2005
por Developer Unifagoc

O quarto dia da 6º Semana da Comunicação foi marcado pela exibição do documentário “Missionários”, de Cleisson Vidal e Andréa Prates, além das apresentações de três trabalhos com alunos da Fagoc.

Os participantes conheceram um pouco da produção de cinema, que é uma das habilitações da área de comunicação social. Cerca de 50 pessoas estavam presentes, entre eles, alunos do 2º, 3º, 4º, 6º e 8º períodos de Jornalismo.

Discutindo religião e juventude nas prisões, Missionários acompanha o percurso de André, Luciano e Paulo, jovens detentos da Penitenciária Lemos Brito/Complexo Frei Caneca, no Rio de Janeiro, desde sua iniciativa de formação da banda Missionários do Rock até suas participações em festivais internos e apresentações extra-muros, suas inserções na mídia e suas expectativas de um futuro melhor através da profissionalização da banda.

Segundo o jornalista e produtor do documentário, Cleisson Vidal, para um documentário ser bom, ele tem que ter um caráter social. “A missão de um documentário é de transformação. Tanto as pessoas protagonistas, quanto quem assistem devem refletir o social. Isso acontece quando há uma mudança de hábito, mudança de posição, um olhar diferente ou uma outra dimensão”, disse.

Ele ainda destaca a transformação que existe nos integrantes da banda. “Antes de descobrirem a música, só pensavam em fugir. Depois que montaram o grupo, aconteceu à transformação, socializando-se de novo com o mundo através da música”, finalizou Cleisson.

“Missionários” levou quatro anos para ser produzido. O filme tem 70 minutos a as filmagens foram feitas com uma filmadora pequena, já que a transação interna ns penitenciária era restrita ao menor número de equipamentos possíveis. Na preparação do filme, somente Cleisson Vidal e Andréa Prates trabalharam nas filmagens. “Missionários” irá concorrer, na próxima semana, no festival de cinema do Rio de Janeiro.

Alunos do 2º e 4º período apresentam trabalhos científicos

Os alunos Rui Gonçalves Leite e Rafaela Namorato, do 2º período, e Rodrigo Leite Gomide, do 4º período, apresentaram seus trabalhos no quarto dia da 6º semana de comunicação. Os temas variaram entre informática e sociologia, através do livro Carandiru.

“Possibilidades com o Adobe Photoshop para tela e impressão” foi o tema apresentado pelo estudante Rodrigo. O assunto foi mostrado de uma forma bem humorada, sobre as várias maneiras de se trabalhar o Photoshop.

Rui e Rafaela aproveitaram a disciplina de Português I, quando durante quatro meses, estudou e analisou o livro Carandiru para apresentação na semana de comunicação. Rui falou sobre as “Considerações sobre o moral instituído no presídio Carandiru”, exemplificando o tema e apontando o sistema jurídico e penal dentro da maior penitenciária da América Latina.

Logo após, Rafaela aproveitou o assunto, para discutir a influência da TV dentro do Carandiru. Seja como objeto de troca, entretenimento, informação e ou até garantia de status, o tema “Presos à TV”, mostrou como o meio de comunicação era usado.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.