UNIFAGOC
8ª Semana da Comunicação supera expectativas
Publicado em 04/12/2007
por Developer Unifagoc
Em sua oitava edição, a Semana da Comunicação da Fagoc registrou excelentes resultados. Organizado pelo curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, o evento contou com a presença de renomados nomes da Comunicação, técnicos da área e teve participação maciça dos acadêmicos.
Dividida em dois momentos, a 8ª Semana da Comunicação da Fagoc foi realizada entre 19 e 23 de novembro e com uma grande novidade: os dois primeiros dias (segunda e terça-feira) com atividades no campus da Fagoc, dedicados a apresentações de trabalhos produzidos pelos próprios alunos e oficinas oferecidas por técnicos da área. De quarta-feira à sexta-feira a Semana teve prosseguimento no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá), gentilmente cedido para a realização de palestras e debates.
Acadêmicos apresentam trabalhos e têm a oportunidade de aprender técnicas
19/11 (segunda) – Após o credenciamento foi apresentado o trabalho “Rádio Digital”, dos acadêmicos do segundo período Beatriz Cássia Fontes, Carlos Roberto Sodré, Rafael Zoqbi e Tiago Freitas. Em seguida os alunos assistiram à apresentação do projeto de monografia de Leonardo Mendes, do oitavo período, que abordou “Discurso Político: Análise dos Senadores diante das câmeras da TV Senado”. Fechando o ciclo de apresentações, os também alunos do oitavo período Gabriele Lamarca, Fernanda Outeiro e Rodrigo Gomide apresentaram um documentário realizado no bairro São Domingos, em Ubá. Intitulado “Ação Domingos”, o filme trouxe referência dos trabalhos desenvolvidos na comunidade.
Depois foi a vez dos alunos se dirigirem às oficinas. Os mesmos se dividiram entre Editoração Eletrônica, ministrada por Ângelo Gabriel Magaton (Jiló), designer da A Torre Design, Expressão Corporal, ministrada pela atriz e aluna da Fagoc Renatta Barbosa, e Edição de Áudio, com Tomas Medeiro, do Estúdio Horizontes (BH).
20/11 (terça) – Mais uma noite marcada pela excelência dos trabalhos acadêmicos e das oficinas. Tiverem espaço “Desafios da Produção”, projeto de monografia apresentado pela acadêmica do oitavo período Lucilene Fernandes, assim como o aluno Jacinto Batalha, do quarto período, que apresentou o vídeo “Nem Um Passo a Mais”, sobre assentamentos dos Sem-Terra. Já a colega do quarto período Joluzi Alves falou de um tema bastante atual: “Violência e Mídia”.
Foram apresentados também o trabalho a “História do Jeans”, pela aluna do segundo período Amanda Évola, e o documentário “Assim Caminha a Humanidade”, produzido pelas alunas Cristina Milagres, Daniela Durigueto, Déborah Hernandes e Ludmila Oliveira, do sexto período, que retrataram a dura realidade daqueles que vivem dos detritos depositados no “lixão” de Ubá.
A noite contou ainda com as oficinas de Editoração Eletrônica, Expressão Corporal, Edição de Áudio, Técnicas de Cinegrafia, com Maurício Mazzei, e Técnicas de Publicidade, com a professora Luciana Mendonça.
Semana marcada por profissionalismo e integração
No segundo momento da 8ª Semana da Comunicação da Fagoc espaço para o tema Mercado de Trabalho, brilhantemente abordado por renomados nomes da Comunicação em suas várias áreas de atuação. O ciclo de palestras realizado no auditório da Aciubá, todos seguidos de efervescentes debates, levou valiosas informações para aqueles que sonham em ser um profissional consagrado no mercado.
22/11 (quarta) –A quarta-feira foi o dia da solenidade oficial de abertura da 8ª Semana da Comunicação, que contou, além dos alunos, com a presença do diretor-geral da Fagoc, Marcelo Andrade, dos coordenadores do curso de Jornalismo, Ricardo Reis e Raul Carneiro, dos professores Artur Moreira e Taís Aves e do vice-presidente da Aciubá e aluno do curso de Jornalismo, Rui Gonçalves Leite.
Logo em seguida deu-se início ao ciclo de palestras. O primeiro foi Wallace Nolasco, jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Comunicação Empresarial pela UNI-BH e mestrando em Comunicação (linha de pesquisa: Comunicação e Tecnologia) pela Unipac/JF.
Atualmente Wallace é assessor de Comunicação da Consulplan Consultoria, uma das maiores empresas de seleção de pessoal do Brasil, sediada em Muriaé (MG). Wallace abordou o mercado regional da assessoria de Comunicação. Para ele, “o setor nacional está inflacionado de profissionais, realidade muito diferente no interior. Aqui temos muitas vagas e nós precisamos que esses novos profissionais entendam as peculiaridades desse mercado”, disse ele, fazendo uma radiografia da realidade regional.
Quem também deu sua contribuição na quarta-feira foram as jornalistas Rita Penna Costa, ex-editora da Rede Globo Rio e Juiz de Fora, e Andréia Andrade, que atuou por muito tempo como repórter da TV Panorama, afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora. Juntas, elas falaram sobre o Mercado de Trabalho e suas dificuldades.
Acompanhadas pelo professor Ricardo Reis, com quem trabalharam em oportunidades anteriores, as jornalistas fizeram da palestra um descontraído bate-papo. Rita contou sobre as situações mais adversas enfrentadas por ela enquanto editora, da mesma forma em que Andréia fez questão de abordar situações enquanto repórter. Para ambas, “o acadêmico de Jornalismo precisa viver muito mais a prática, pois é no dia-a-dia que se aprende com maestria a profissão”.
22/11 (quinta-feira) – No dia seguinte quem prendeu a atenção dos alunos foram José Augusto Toscano Boaventura, coordenador de Esportes da Rádio Inconfidência (BH), e José Cleves, experiente jornalista investigativo e autor do livro Distrito Zero.
Toscano falou sobre o rádio esportivo e suas experiências nesse mercado, que, segundo ele, é competitivo, mas com espaço para bons profissionais, principalmente mulheres. “O mercado está muito aberto para a presença feminina. Isso graças ao comprometimento delas com o trabalho e pelo fato de ser um mundo muito machista, se tornando previsto. O olhar feminino tem trazido muitas novidades para o esporte”.
O palestrante José Cleves falou sobre a importância do Jornalismo Investigativo. “É um Jornalismo de conflito, inquieto e que provoca várias situações desconfortáveis, tanto para o repórter quanto para os envolvidos”, afirmou ele, dando dicas de como se comportar no mercado regional. “O objetivo desse tipo de Jornalismo é sempre a busca da verdade e o interesse público”.
23/11 (sexta-feira) –Para encerrar a 8ª edição da Semana da Comunicação da Fagoc, os alunos e os professores receberam o produtor e repórter da EPTV/Globo Daniel Leite Andrade.
Ele contou como é realizado o trabalho de produção das matérias, ressaltando que “o jornalista deve sempre estar pronto para o imprevisto e para os flagrantes do cotidiano”.
Logo após a palestra de Daniel, houve uma confraternização na cervejaria Villa Boêmia, quando todos participaram de um Quiz Jornalístico. O jogo de perguntas e respostas teve as presenças dos professores Artur Moreira, Raul Carneiro e Taís Alves e foi apresentado pelo ex-deputado federal Vadinho Baião.
Sucesso: resultado da oitava edição da Semana de Comunicação
Junto à Coordenação do curso de Comunicação da Fagoc os alunos trabalharam de forma efetiva para que o evento acontecesse dentro do previsto. O resultado não poderia ter sido outro: sucesso total!
Para o diretor-geral da Fagoc, Marcelo Andrade, a concretização do evento com a participação dos alunos junto à Coordenação é um exemplo da teoria aplicada na prática. “É isso que a gente busca na faculdade: trazer os alunos para a prática e possam viver as mais variadas situações e experiências”.
Satisfeito também com o resultado ficou o professor Ricardo Reis. “Isso motiva a todos nós continuarmos esse trabalho, pois a participação dos alunos que se dispuseram a ajudar em cada detalhe na confecção e nas decisões da Semana foi gratificante. Essa foi uma aproximação extremamente positiva, uma vez que todos nós temos muito que aprender uns com os outros”, afirmou Ricardo Reis, enfatizando. “Essa foi uma das melhores edições que já aconteceram”.
Diante dos resultados, ficam a expectativa e o convite para a nona edição da Semana da Comunicação, que, com certeza, também renderá excelentes resultados.











Texto: Cristiano Kelmer, Guilherme Bonissate, Naiane Moraes e Rafaela Namorato – 6º período de Jornalismo
Agência de Notícias da Fagoc (ANF)
Coordenador: Artur Moreira (Mtb 22.579)
Monitores: Albert Souza e Luís Carlos
Faculdade Ubaense Ozanam Coelho
Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, 20
Bairro Seminário – Ubá – MG – 36500-000
Mais informações: (32) 3539 5600
www.fagoc.br
