UNIFAGOC
A vida nas ‘Repúblicas’
Publicado em 26/09/2006
por Developer Unifagoc

Conquistar a independência é a meta da grande maioria da população brasileira, e muitos estudantes da FAGOC se vêem nesta condição quando montam suas próprias repúblicas.
Os motivos são os mais variados: emprego na cidade, o cansaço de enfrentar uma van, e o próprio risco de viajar toda noite.
Mas junto com a “independência” surgem outras responsabilidade antes não exigidas: “Tive que me adaptar às condições que sejam ideais a todos e passei a controlar meus gastos”, disse Andréa Fialho, estudante de Ciência da Computação que divide com mais três colegas a locação da ‘República Sal na Sopa’ (foto acima).
“Além de controlar os gastos temos que aprender a conviver umas com as outras, dividir as tarefas e tentar amenizar a falta da família.” Completou Gabrielle Lamarca, estudante de Jornalismo, uma das moradoras da ‘Sal na Sopa’.
Outro motivo muito importante da mudança para a cidade são as oportunidades de emprego: “Consegui emprego em Ubá, e as oportunidades aqui são bem melhores”, disse Franciane Ferreira, estudante de Administração (foto abaixo, com a amiga de república Ana Laura). “Minha vida mudou, minha personalidade, passei a aceitar as diferenças, tive que aprender a ceder morando numa república”, completou.
“A distância faz a gente formar uma outra família. A gente começa a criar mecanismos para conviver com os outros”, finalizou Luciano Duarte (foto abaixo), estudante de Jornalismo.
A maioria das repúblicas se localizam próximo à faculdade o que facilita ainda mais a vida dos estudantes.


Albert Souza – 6° período de Jornalismo – Monitor ANF
