UNIFAGOC
Academia Ubaense de Letras empossa seus novos membros
Publicado em 02/06/2009
por Developer Unifagoc
Em uma noite comemorativa e de grande significado para a cultura ubaense, a Academia Ubaense de Letras (AULE) empossou os novos membros da instituição. Entre os nove nomes homenageados no último dia 22 de maio (sexta-feira), no Plenário da Câmara dos Vereadores de Ubá, esteve o da jornalista Taís de Souza Alves, professora do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Fagoc e agora Membro Efetivo da AULE.
Muito prestigiado, o evento promovido pela Academia Ubaense de Letras, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, marcou também as comemorações pelos 90 anos do escritor ubaense e patrono da AULE Antônio Olinto e o lançamento das obras “A Força do Estilo de Napoleão” e “Revivências – Poemas da Juventude” do autor Euclides Pereira de Mendonça, quem também recebeu a diplomação de Membro Honorário da Academia, ao lado do irmão e ator ubaense de carreira consagrada, Mauro Mendonça.
Taís não escondia a emoção e satisfação em receber o título, principalmente por se tratar de uma noite tão especial e de estar ao lado de familiares e amigos. “O momento foi muito especial mesmo. Gostei demais de ver meus alunos e ex-alunos de Jornalismo participando da cerimônia, tirando fotos, fazendo a cobertura. Lembrei-me da época em que também escrevia sobre todos os acontecimentos da cidade. E hoje tenho a possibilidade de, em sala de aula, aprender junto com eles, mostrando também um pouco do que aprendi ao longo dos anos”, declarou Taís. “Naquele momento passou um filme na minha cabeça, lembrei-me dos meus 10 anos de carreira que completei em abril e dos primeiros textos que escrevi como jornalista em minha querida Ubá. Todos falavam comigo: por que você voltou para Ubá? Tem que ir para cidades maiores. É muito gratificante ter o seu trabalho reconhecido por pessoas que lhe acompanham o dia-a-dia. Sabem como eu sou” acrescentou.
A professora ressalta que nunca se considerou uma escritora e sim uma jornalista que tem paixão pelas Letras, tendo feito seu mestrado nessa área. Mas, ela explica que ser escritor não é quesito obrigatório para ser membro da Academia. De acordo com ela, “a ideia da diretoria da AULE é convidar não só escritores, mas pessoas que representem diversos setores da sociedade e que trabalhem com música, artes, cultura de uma forma em geral e possam levar o nome de Ubá para além de nossas fronteiras”.
Comprovando essa tese, o Presidente da AULE, teceu elogios à recém-empossada Taís. “Ela é uma menina excelente e recebeu o título com todo o merecimento e aprovação dos demais membros. É a juventude fazendo parte da nossa instituição e isso nos deixa muito orgulhosos”, ressaltou o Presidente da AULE Manoel José Teixeira.
O Coordenador de Marketing da Fagoc, Leonardo Gomes, destacou que momentos como esse são muito importantes para a faculdade e dignos de satisfação. “Isso para todos nós é motivo de muita alegria. Demonstra cada vez mais o quanto nossos professores são altamente profissionais e comprometidos com o desenvolvimento de suas atividades dentro e fora de sala. Sentimo-nos muito orgulhosos nesse momento e parabenizamos a Taís por mais essa conquista”, ressaltou.
Alunos do projeto TIM ArtEducAção também participaram da solenidade brindando os presentes e homenageados com suas apresentações musicais, acompanhados pela Secretaria de Cultura e Coordenadora do projeto em Ubá, Maria Aparecida Camiloto Rocha Ramos.
Além de Taís, a Academia Ubaense de Letras conta com outros dois professores da Fagoc: a Professora Cláudia Sarmento Condé empossada no dia 26 de novembro de 2005 e Raul Carneiro Filho, empossado no dia 21 de maio de 2008.
