UNIFAGOC
Agência de Notícias da Fagoc completa dois anos no ar
Publicado em 06/05/2005
por Developer Unifagoc
No próximo dia 16 de maio, a Agência de Notícias da Fagoc, ANF, completará dois anos. Para comemorar a data, os jornalistas atuantes nos meios de comunicação da região, incluindo os ex-alunos da faculdade, estão convidados a participar de uma conversa com os estudantes do curso. Será às 19h do dia 16, uma segunda-feira, na sala de multimeios. Durante o evento, haverá também o lançamento oficial do novo site da ANF, que já está no ar em www.fagoc.br/anf.
Ao longo do mês de maio, está sendo promovida uma campanha de divulgação dos trabalhos realizados pela ANF, visando maior interação com seu público-alvo, que são a comunidade acadêmica da Fagoc e os veículos de comunicação de Ubá e região.
“Semanalmente, nós divulgamos notícias sobre a Fagoc no site da ANF e enviamos boletins informativos às mídias, aos estudantes, professores e funcionários da Fagoc. Precisamos saber se essas notícias estão sendo lidas e bem recebidas pelo nosso público. Após dois anos de trabalho, chegou a hora de fazer um balanço e analisar os resultados”, explica a jornalista responsável pela ANF, professora Luciana Mendonça de Melo. |
![]() Profª Luciana Mendonça de Melo, Jornalista-responsável pela ANF |
Uma novidade criada no site da ANF é a ampliação da possibilidade de todos os interessados receberem estas notícias por e-mail. Basta se cadastrarem e os boletins passarão a ser enviados automaticamente. “Muitos alunos reclamavam que não estavam recebendo o boletim semanal da Agência. De fato, era inviável manter atualizadas as listas de e-mails de todos os alunos. Agora, eles próprios podem cadastrar seu e-mail e vão receber as notícias regularmente. Já temos mais de 300 e-mails cadastrados até o momento”, informa Luciana.
Leia mais sobre a ANF:
- Um laboratório de experiências jornalísticas
- Arquivo de notícias guarda a história da Fagoc desde 2003
- Colaboradores: saiba quem foram os 25 estudantes do curso de Jornalismo que publicaram notícias na ANF
- ANF em números
Um laboratório de experiências jornalísticas
As agências de notícias são uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Jornalismo do país. A recomendação é que todos os estudantes atuem como repórteres, sob orientação de um professor-jornalista. Na Fagoc, as disciplinas de Redação em Jornalismo I, II e III são a base para os estudantes aprenderem a redigir notícias, reportagens e outros gêneros jornalísticos, para jornais impressos e para a internet.
A estudante do 7º período do curso, Sandra Marques, trabalha como monitora da Agência desde 2004. “Hoje eu sei como se escreve em hipertexto para o Jornalismo. São coisas que só se aprende quem trabalha aqui na Agência”, afirma Sandra.
“Estou me aperfeiçoando, pois não tenho conta das matérias que já escrevi e cada vez o texto prima pra ficar mais redondinho. Este é o meu objetivo.” Sobre as vantagens deste aprendizado, a estudante declara: “nos jornais, o seu chefe muda sua matéria sem explicar porquê. Aqui eu erro para aprender, sem o risco de perder o emprego”. |
![]() A estudante de Jornalismo Sandra Marques, Monitora da ANF em 2004 e 2005. |
O trabalho da ANF extrapola o de uma Agência de Notícias, ou seja, o de produzir e enviar informações para os meios de comunicação. Como o principal assunto da ANF é a própria Fagoc, as atividades assumem um caráter de assessoria de imprensa, o que favorece ainda mais a prática dos alunos colaboradores, que participam também da produção dos informativos internos da Fagoc, o impresso “Jornal-Mural” e o programa “Antenado”, da Rádio Recreio.
Os estudantes do 2º e 3º períodos de Jornalismo estão colaborando em 2005, com reportagens pautadas, apuradas e editadas para as aulas da disciplina “Redação em Jornalismo I”. Na opinião da aluna do 3º período Alessandra Daloz, “a agência é a voz dos alunos da Fagoc. Todos os assuntos de interesse dos estudantes estão reportados no site da Faculdade. Considero a Agência de Notícias da Fagoc como a primeira experiência de futuros grandes profissionais.”
Segundo a professora Luciana, a meta, para 2005, é aproximar a ANF dos alunos, através da divulgação de reportagens em que eles participam, opinando, criticando e sugerindo. “O papel da ANF deve ser o de um mediador da comunicação entre a instituição e toda a comunidade acadêmica. Vamos aproveitar este veículo para, além de informar sobre as realizações de todos os setores da faculdade, esclarecer e nos entender sobre questões que muitas vezes geram boatos e mal-entendidos, exatamente porque não ouvimos as pessoas. Nosso objetivo, nesse sentido, é diminuir os ruídos que hora surgem na comunicação entre estudantes, professores, diretores e funcionários, através das reportagens da ANF.”
Arquivo de notícias guarda a história da Fagoc desde 2003
Todas as notícias já produzidas pela ANF estão arquivadas no site, disponíveis para consulta. Até o dia 06 de maio, foram 243 publicações, incluindo esta. São um registro importante da história da Fagoc nos últimos dois anos. No arquivo estão reportagens como a do dia 06 de outubro de 2003, assinada pela então monitora Ivi Monteiro, que apresentava a nova biblioteca da faculdade.
Entre colaboradores e monitores, 25 estudantes de Jornalismo já publicaram notícias no arquivo da ANF. Das 243 notícias publicadas entre 16 de maio de 2003 e 02 de maio de 2005, 64 tiveram como assunto o próprio curso de Jornalismo. Outras 80 notícias foram publicadas sobre os cursos de Educação Física, Computação e Administração. A agência publicou também 47 notícias sobre eventos interdisciplinares, projetos e cursos de extensão, 25 notícias sobre assuntos pedagógicos, institucionais e de infra-estrutura da Fagoc e 16 notícias sobre o vestibular e os projetos de ingresso de novos alunos. Em 2005, a novidade são as reportagens pautadas nas datas comemorativas de cada mês, em que os alunos e professores de todos os cursos são entrevistados e dão suas opiniões sobre diversos assuntos.
Colaboradores: 25 estudantes do curso de Jornalismo publicaram notícias na ANF:
- Em 2005, Sandra Marques é a monitora e os colaboradores, até o mês de maio, foram Gabriella Samor Gasparoni, do 5º período de Jornalismo, e os estudantes do 2º e 3º períodos, Alessandra Daloz, Bruno Rocha, Cristiane Pereira, Denise Alves, Geisiane Rigueira, Leonardo Mendes, Lucilene Fernandes, Maria Consolação Schiavon, Rafael Gomes, Roberta Barros e Rodrigo Gomide.
- As estudantes Cibele Batalha, Danúbia Mota e Sandra Marques foram monitoras em 2004. Neste ano, colaboraram também Anita Guedes e Maria Augusta Léo.
- Em 2003, os monitores foram Ivi Monteiro, Danúbia Mota, Alex Daniel Caldeira e os ex-alunos Mariana Duarte, Maria Elesbão e Leonardo Clume, tendo sido registrada também a colaboração da ex-aluna Miúcha Trajano Girardi.
Três professoras já foram responsáveis pela ANF:
- 16/05/2003 a 05/07/2004: Profª Emilene de Oliveira Campos.
- 04/08/2004 a 15/02/2005: Profª Taís de Souza Alves.
- 21/02/2005 em diante: Profª Luciana Mendonça de Melo.
243 notícias foram divulgadas desde o dia 16 de maio de 2003 até o dia 06 de maio de 2005, quando foi realizado o último balanço do arquivo.
- 64 notícias sobre o curso de Jornalismo
- 22 notícias sobre o curso de Ciência da Computação
- 34 notícias sobre o curso de Educação Física
- 24 notícias sobre o curso de Administração de Empresas
- 47 notícias sobre eventos interdisciplinares, projetos e cursos de extensão
- 25 notícias pedagógicas, institucionais e de infra-estrutura da Fagoc
- 16 notícias sobre vestibular e projetos de ingresso de novos alunos
- 11 notícias sobre variedades, com entrevistas aos alunos, professores e funcionários


